Conselho avalia plano de manejo do Parque do Ingá
O Plano de Manejo do Parque do Ingá será discutido nesta terça-feira pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente. Ele foi atualizado a partir de estudos realizados por instituições de ensino superior em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente e Bem-Estar Ambiental. O Nupelia (Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura), também participou, tendo em vista a situação do lago do Parque do Ingá, sazonalmente afetado pela estiagem, que foi atípica no ano passado.
De acordo com o secretário Marco Antonio Lopes de Azevedo, os estudos possibilitarão melhorar a disponibilidade de água continuamente no lago, considerando fatores como o uso das águas subterrâneas por poços tubulares profundos (poços artesianos) dos prédios ao redor, além da grande impermeabilização que ocorreu nas últimas décadas no entorno do Parque do Ingá, o que dificulta o reabastecimento dos lençóis superficiais que permitem o afloramento das nascentes no local.
Ainda de acordo com o titular da Sema, uma parceria com o Instituto Água e Terra, Sanepar, Universidade Estadual de Maringá e Universidade Federal do Paraná permitirá avaliar todas as águas subterrâneas no entorno do Parque do Ingá, o que poderá resultar no impedimento da abertura e até mesmo o fechamento dos poços tubulares na região. “Sem dados precisos não temos subsídios para impedir este fechamento”, frisou.
(Foto: Sema)
*/ ?>
