Maringá quer mais 9 mil doses para trabalhadores da saúde

O diretor da 15ª Regional de Saúde, Ederlei Alkamim, esteve hoje com Maria Goretti Lopes, da Divisão de Atenção e Vigilância à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde. A pedido do Ministério da Saúde, Goretti encaminhou para todas as regionais o pedido de avaliação do quantitativo de profissionais de saúde que faltam ser vacinados. Maringá fez a avaliação, por iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde e da 15ª RS junto aos conselhos.

O documento destaca que em Maringá, sendo sede de região e macrorregião, naturalmente ocorre uma imigração de profissionais de saúde de outras regiões todos os anos. Neste ano de pandemia intensificou por dispor de quatro instituições (SUS) de alta complexidade de referência à macrorregional de saúde e a contratação da rede suplementar colaborou para esse acréscimo de profissionais no município.

A estimativa do Ministério da Saúde para os trabalhadores na área da saúde seria no total de 15.141, apesar da estimativa do
Plano Municipal de Vacinação ser em torno de 17 mil trabalhadores de saúde (cerca de 34 mil doses), sem contar com o acréscimo dos estudantes da área. Maringá fez um pedido de mais 9 mil doses, para contemplar os trabalhadores da área da saúde na vacinação contra a covid-19.