Vacinação de pessoas com comorbidade começa amanhã

Há apreensão em relação ao início da vacinação de pessoas com comorbidades, em Maringá, neste sábado e na segunda-feira. Houve ruído na comunicação e a previsão é de que muita gente amanhã pode não ser atendida. Além disso, há os que apontam que a prefeitura não está seguindo a nota técnica nº 467/2021 do Ministério da Saúde, que trata das orientações da vacinação dos grupos de pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente e gestantes e puérperas na Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19.

Oficialmente a Prefeitura de Maringá informou que realiza amanhã a aplicação da primeira dose de vacinação contra a covid-19 para pessoas com comorbidade e outros grupos definidos pelo Ministério da Saúde. A imunização ocorrerá nessas duas datas, exclusivamente, nas UBSs Iguaçu e Zona 7, das 8h às 14h. Nesses dias, estarão suspensas as vacinações para 1ª e 2ª doses de pessoas com 60 anos ou mais. A Secretaria Municipal de Saúde recebeu ontem cerca de 17 mil doses para a campanha de vacinação e, reforça a prefeitura, segue as diretrizes do MS.

QUEM PODE VACINAR NOS DIAS 8 E 10 DE MAIO?

  • Pessoas com doença renal crônica em diálise, de 18 a 59 anos;
  • Pessoas com deficiência permanente grave cadastradas no BPC (Benefício de Prestação Continuada), de 55 a 59 anos;
  • Pessoas com síndrome de down, de 18 a 59 anos;
  • Gestantes e puérperas com comorbidade, com idade igual ou maior que 18 anos.

O release da prefeitura disponibiliza ainda a descrição das comorbidades incluídas como prioritárias para vacinação contra a covid-19, no Plano Nacional de Imunização. As comorbidades com maior incidência são hipertensão arterial resistente e diabetes, insuficiência cardíaca, cirrose hepática, entre outros. Conforme a evolução desta primeira fase de imunização dos portadores de comorbidades, a Secretaria de Saúde de Maringá irá anunciar as datas de vacinação de outros grupos (com comorbidade).

EMISSÃO DA DECLARAÇÃO – Os pacientes com comorbidade deverão apresentar documento oficial com foto e uma declaração comprobatória, assinada e certificada por um médico, que ficará retida no momento da vacinação. Em geral, os médicos deverão ter o formulário da declaração. Os mesmos estão disponibilizados no site Prefeitura de Maringá, no Sistema Único de Saúde e Conselho Regional de Medicina.