Maringá vacina100 mil com a primeira dose

Maringá alcançou a marca de 100 mil pessoas vacinadas com a primeira dose do imunizante contra a covid-19. São 100 mil doses de esperança, de respeito e de luta por dias melhores. O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, acompanhou o momento histórico na UBS Tuiuti. “Parabenizo toda equipe da saúde. Vocês são símbolo de competência, esforço e amor ao próximo. Estamos trabalhando arduamente para voltar a normalidade”, afirmou.

A marca foi alcançada quando a maringaense Adriana Ferreira Barbosa (foto), 38, com hipertensão, recebeu a vacina. “Estou muito feliz porque fui imunizada. É uma conquista muito grande, um sentimento de segurança, mas, ao mesmo tempo, de proteção com as outras pessoas que não tomaram a vacina ainda”, declara. 

Adriana deixou uma mensagem de confiança e força para quem está enfrentando a doença. “Eu perdi amigos para a covid-19. Mas peço para que todos tenham fé e esperança de que tudo isso vai melhorar”, acredita a maringaense. O secretário de Saúde, Marcelo Puzzi, também reconheceu o trabalho realizado pelos profissionais de saúde. “Temos servidores que trabalham na linha de frente,  administrativos, motoristas, os que estão atuando na vacinação. Cada um com sua importância para o enfrentamento da pandemia”, afirmou.  O prefeito Ulisses Maia ainda destacou que o número de vacinados representa 23% da população do município. Ele ressalta que a média vacinal de Maringá segue maior do que a do Paraná (19%) e Brasil (18%).

O município segue o plano de imunização dos governos estadual e federal. A campanha de vacinação contra a covid-19 começou dia 19 de janeiro em Maringá. A Secretaria de Saúde recebeu 107.883 doses de vacinas para aplicação da 1ª dose e 56.793 vacinas para a segunda dose, entre imunizantes da Coronavac, Astrazeneca e Pfizer. Públicos vacinados até o momento: idosos e trabalhadores de instituição de longa permanência; trabalhadores da saúde; maiores de 60 anos; pessoas com comorbidades; gestantes e puérperas com comorbidade; trabalhadores de força de segurança e salvamento; trabalhadores da educação. (PMM)

(Foto: Mileny Melo)