O quebra-cabeças divino

Minha filha estava enfrentando o desafio de montar um quebra-cabeça de três mil peças. Para ter sucesso em encaixar todas as peças para formar a paisagem, não deixava de olhar atentamente para a imagem estampada na tampa da caixa. Nesta atitude tão singela de olhar para a figura completa para ir encaixando cada peça, estava uma grande lição: sem ver o todo, dificilmente se sabe trabalhar bem com as partes. Possivelmente, sem olhar a figura completa ela jamais saberia trabalhar com as pequenas peças espalhadas sobre a mesa, e tudo continuaria disforme.
Tomando esta lição tão simples de olhar o todo para entender a parte, podemos dizer que quando lemos a Bíblia, ela apresenta várias peças de um grande quebra-cabeça divino, que são os livros, os versículos, etc., as quais somente serão corretamente encaixados se olharmos para o todo, ou seja, o projeto final de Deus.
Sem que vejamos o todo, isto é, o que Deus vai realizar ao final da história, a possibilidade de não encaixarmos bem as partes (os versículos, os ensinamentos, etc.) é bastante remota.
Justamente por isto, muitos leitores não conseguem encaixar os versículos, os ensinamentos e as doutrinas, enquanto outros os encaixam de forma bastante estranha, formando uma paisagem diferente de tudo aquilo que a Bíblia propõe.
Ainda que de forma bastante resumida, podemos dizer que o todo de Deus pode ser visto nos seguintes termos. No início criou Deus os céus e a terra.  Depois, por causa do pecado, Deus amaldiçoou a terra e a morte entrou no mundo. Num determinado momento da história Deus enviou seu Filho ao mundo para tirar o pecado, o qual morreu e ressuscitou para dar vida eterna aos mortais. A vida eterna concedida por Deus ao homem será vivida na terra que Deus restaurará, quando seu Reino se fizer presente em plenitude e com força total no mundo. Jesus, ao ensinar os discípulos a orarem, disse que eles deveriam pedir ao Pai que seu Reino fosse enviado – “Venha o teu Reino” (Mt. 6. 10).
Portanto, a proposta completa do evangelho é muito mais ampla do que às vezes imaginamos, pois ela implica em restabelecer o relacionamento do homem com Deus e trazer a existência uma nova terra para glória de Deus e felicidade dos salvos.
No Apocalipse João registra que viu novos céus, e nova terra (Ap 21.1), e que a cidade de Deus descia dos céus para Deus tabernacular ou morar com os homens na terra (Ap. 21-2-3), o que aponta para o todo de Deus.  
Quando Deus, finalmente, morar com os homens na terra, terá início a nova história, com o novo homem, na nova terra.
Portanto, para você entender e encaixar bem as peças, isto é, os livros, os versículos, os capítulos, os ensinamentos, as doutrinas da Escritura, comece a ler a Bíblia a partir do todo de Deus, olhando para o que será: o Reino, a nova terra, o novo homem, a nova realidade.
Quem vê o todo, as partes fazem todo sentido.


(*) Lutero Paiva Pereira é advogado em Maringá

(Foto: Magda Ehlers)