PTB: Marisa Lobo substituirá Rossi, que sai atirando

Marisa Lobo, na foto durante almoço com Roberto Jefferson, troca o Avante pelo PTB

Nomeado em fevereiro para presidir a executiva estadual do PTB, o empresário Edenilso Rossi Arnaldi, paranavaiense que tornou-se empresário em Maringá e reside em São José dos Pinhais, deixou hoje o cargo. Ele recebeu uim telefonema do presidente nacional, ex-deputado federal Roberto Jefferson, que o comunicou: Rossi deixaria o cargo para Marisa Lobo, atual presidente do Avante, e passaria a vice-presidente da sigla. Em nota, no início da noite, o empreiteiro disse que retornaria às atividades empresariais.

Roberto Jefferson tinha acabado de participar de almoço que teve, entre outros, Marisa Lobo, que é suplente de deputado federal. Rossi estava em viagem pelo estado, no trabalho de reestruturação partidária; o mandato à frente da executiva estadual iria ao menos até novembro deste ano. Este modesto blog publicou a saída de Rossi hoje à tarde, o que pegou muita gente de surpresa. No início da noite ele divulgou nota comunicando que estava deixando a presidência. Diz a nota, encaminhada ao presidente nacional: “Sinto-me honrado por ter presidido o partido no Paraná. O PTB é orgulho para o povo brasileiro, porque sempre teve como bandeira a defesa da classe trabalhadora. Todavia, em função do desvirtuamento desta ideologia, compreendi que novas diretrizes impostas, as quais enaltecem o confronto. Não me sinto confortável para seguir em frente. Retorno às minhas atividades empresariais. Agradeço e desejo sucesso“.

Se a mensagem a Roberto Jefferson foi amena, o mesmo não pode ser dizer do que ele escreveu no grupo de WhatsApp do PTB paranaense. Ali, o agora ex-presidente publicou uma foto do almoço em Brasília (acima) e disse que era “prova da traição”. “Ele fala uma coisa e prega outra. Santo do pau oco”, comentou. Dirigindo-se aos demais, escreveu: “Meus amigos. Vocês têm o livre arbítrio. Eu desejo o melhor para todos. Mas eu não tenho estômago para este tipo de gente. São falsos. Falam de Deus, mais (sic) praticam a satanismo”.

A alteração no comando do PTB paranaense ainda não aconteceu no sistema da Justiça Eleitoral, mas Marisa Lobo já age como presidente. Ela assume a sigla no momento em que Edenilso Rossi preparava a filiação da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, e a do deputado estadual Adriano José (PV), além de se aliar oficialmente à base do governador Carlos Massa Ratinho Junior,. No Palácio Iguaçu, a informação é de que não haverá mudança no apoio, uma vez que a conversa foi diretamente com Roberto Jefferson.