HUM admite boatos, mas nega ventiladores encaixotados

Em nota divulgada nesta tarde, o Hospital Universitário Regional de Maringá admitiu que circularam boatos de que sete ventiladores para uso em leitos covid-19 estavam encaixotados e sem uso, mas disse que a informação não procede. No final de semana empresários e autoridades sanitárias tiveram conhecimento dos boatos.

A notícia foi divulgada no sábado à noite, no mesmo dia em que a instituição publicou comunicado sobre a capacidade de ocupação. A nota do HUM, porém, nãos e refere diretamente à publicação feita neste site. “Comunicamos que essa informação foi baseada em boatos e que os equipamentos, recebidos por meio de doação da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), encontram-se em uso na ala destinada ao tratamento de pacientes com covid-19 desde o ano passado.

Ressaltamos ainda que não temos nenhum equipamento sem utilização nos diversos setores do HUM. Todos os respiradores recebidos por meio da Sesa/MS, os doados e os adquiridos com recursos próprios da nossa instituição, um total de 35, foram montados e colocados imediatamente à disposição da equipe que presta assistência aos pacientes para garantir a qualidade do atendimento à população de toda nossa região. A lista completa de equipamentos recebidas pelo HUM por doação esta no portal de transparência da Universidade Estadual de Maringá.

O HUM lamenta que circulem informações incorretas, promovendo a desconfiança, quando são necessárias medidas de esclarecimento e orientação. Estamos na linha de frente do combate ao coronavírus e toda nossa equipe está dedicando sua vida ao atendimento da comunidade”, diz a nota.