Ícone do site Angelo Rigon

O Salmo da satisfação

Existe na Bíblia um salmo que poderia ser chamado de salmo da pessoa satisfeita. É o Salmo 23.

 Ali a ovelha, representando o homem pastoreado por Deus, diz não ter falta de nada do que é essencial, o que inclui também satisfação. Não ter falta de satisfação é fundamental. A ovelha informa: “O Senhor é o meu pastor”, e então confirma: “nada me faltará” (v.1).

 Nada faltará à ovelha não só por que o Senhor é o seu pastor, mas também por que ela se deixa pastorear pelo Senhor, pois é da harmonia entre o pastor e o pastoreado, entre o que pastor indica e o que a ovelha obedece, que resulta no “nada me faltará”.

 Vamos aos fatos: A ovelha diz que repousou ou descansou em pastos verdejantes, porque o pastor a fez repousar ali. São palavras suas: “Ele me faz repousar em pastos verdejantes”. O pastor conduziu a ovelha para repousar e ela se deixou levar para esse lugar de descanso, ao invés de optar por outra situação.

 Na hora que o pastor diz que é tempo de repousar, de descansar, a ovelha aceita a orientação e para de andar. Ela sossega quando o pastor diz que é hora de sossegar. Tem tempo de andar, e tempo de parar de andar, e quem sabe disto é o pastor.

 Em seguida a ovelha diz que o pastor a leva para junto das águas de descanso: “leva-me para junto das águas de descanso”. Ao se sujeitar à orientação do pastor, a ovelha diz que encontrou refrigério para sua alma: “refrigera-me a alma”. De quando em quando é preciso baixar a temperatura da alma para não derreter por completo. E para refrigerar a alma, nada melhor do que a condução do pastor que bem conhece as águas que aliviam.

 E prossegue a ovelha dizendo que o pastor é seu guia pelo caminho certo: “guia-me pela vereda da justiça”. A ovelha confia na condução do pastor, certa de que o caminho por ele apontado é o melhor e deve ser trilhado. Se a ovelha resiste ser guiada pelo caminho da justiça, jamais o provará do nada me faltará.

 Se você tem o Senhor como o seu Pastor e ele diz que é tempo de repousar, repouse. Se ele diz que é hora de achegar-se para junto das águas de descanso, achegue-se. Se ele apontar a vereda da justiça para andar, ande, pois ele vela por sua satisfação.


(*) Lutero Paiva Pereira é advogado em Maringá

Sair da versão mobile