Bolsonaro teme sofrer o mesmo destino de Trump

Do site O Bastidor:

O presidente Jair Bolsonaro e seus principais aliados temem sofrer o mesmo destino de Donald Trump: ser suspenso das principais plataformas digitais. De tão danoso ao ex-presidente americano, que tomou toco do Twitter e do Facebook e sumiu na internet, o “deplatforming” virou um termo conhecido – e temido – no meio político.

Trump foi banido e suspenso de plataformas por incentivar atos antidemocráticos e espalhar sistematicamente mentiras. Empresas como Twitter, Facebook e Google foram omissas com o comportamento de Trump – e não só com o dele – por anos. Lucravam com o ex-presidente americano. Após o ataque ao Capitólio, finalmente agiram.

Bolsonaristas reconhecem as semelhanças do presidente brasileiro com Trump. Alguns deles aconselham o Planalto a suavizar os ataques às urnas eletrônicas e diminuir a propagação de cascatas em série – ou fake news. Esse tipo de discurso carbonário aumenta o engajamento da base do presidente. Aumenta igualmente o risco de que Bolsonaro sofra o mesmo “deplatforming” de Trump.

Nada assusta tanto os estrategistas da campanha à reeleição de Bolsonaro quanto o risco de que ele, ao lado de figuras influentes de seu grupo, seja suspenso das plataformas. O dano disso para o projeto de poder da família Bolsonaro seria tão óbvio quanto colossal.

(Foto: Alan Santos/PR)