Mandaguaçu lidera a baixa aplicação de vacinas
Até ontem, oito municípios paranaenses mantinham índice de aplicação de vacinas contra a covid-19 abaixo de 60% em relação ao número de doses enviadas, de acordo com a fiscalização do Tribunal de Contas. Dos 399 municípios, sete deles haviam sido notificados pelo TCE no último dia 10: Mandaguaçu (que lidera o baixo índice de aplicação, com índice atual de 50,25%), Tunas do Paraná (50,47%), Piraquara (53,45%), Candói (53,46%), Nova Laranjeiras (55,52%), Guaraqueçaba (57,86%) e Doutor Ulysses (59,98%).
Ponta Grossa, um dos principais municípios do Paraná, passou a figurar na lista, com índice de aplicação de apenas 58,24% das doses. Das 168.627 vacinas recebidas pela Secretaria Municipal de Saúde, foram utilizadas somente 98.206. O TCE-PR tem constatado em várias cidades uma grande defasagem entre o número de vacinas aplicadas e o total de doses recebidas. A partir de agora, o órgão de controle externo notificará periodicamente as prefeituras que apresentarem um índice de aplicação que fique abaixo do patamar que será estabelecido com base nas médias do estado, conforme o avanço da vacinação.
Ontem à tarde, o prefeito de Mandaguaçu, Professor Índio (foto), foi a Curitiba com a comissão de vacinas da Amusep e esteve em reunião no gabinete do secretário de Saúde, Beto Preto, aguardando uma reunião. Segundo o prefeito, Mandaguaçu apresenta um recebimento menor de doses, “fato que já foi identificado devido ao crescimento do nosso município e ocasionando a falta de recontagem da população”. Abaixo, a relação de municípios com índice abaixo de 60% na data de ontem: