Aquário Comunicação lança segunda edição do ranking dos deputados estaduais mais influentes do Paraná

Deputada Cantora Mara Lima está no pódio dos três deputados mais influentes no Paraná

Há mais de uma década que o marketing digital provou a sua relevância na corrida eleitoral. Desde a eleição em 2008 do presidente Barack Obama, que ter uma presença forte na internet garante retorno nas urnas. No Brasil, o modelo foi importado e implementado a partir de 2010. Na campanha que levou Donald Trump à presidência dos Estados Unidos, mais uma revolução, com estratégia digital completa, foi desenvolvida. A mesma também foi eficaz em 2018 no Brasil.

Por entender a necessidade de ter um desempenho relevante na internet, a Aquário Comunicação, empresa especializada em inteligência digital com atuação no mercado do Paraná, criou um ranking dos deputados estaduais com melhor desempenho na grande rede. Esta é a segunda edição do levantamento, que agora permitirá comparações e avaliar de forma mais crítica a estratégia elaborada por cada político para suas redes sociais; a primeira foi publicada em março.

Esta edição compreende um estudo entre 12 de março e 12 de junho. Neste intervalo de 90 dias, um assunto dominou a pauta do contexto político: a corrida pela aquisição do imunizante contra a covid-19, além do esforço para vacinar a população dos municípios. No meio de toda essa jornada, houve um aumento do número de mortes, dúvidas sobre eficácia de vacinas e sobre meios de prevenção, assim como acionamentos do mecanismo chamado lockdown. Diante desse cenário, constata-se a presença importante dos parlamentares do Partido Social Liberal (PSL) que ocuparam 4 das 10 primeiras posições do ranking dos deputados estaduais mais influentes do Paraná.

O primeiro lugar no levantamento continuou com o Delegado Francischini (PSL). A segunda colocação também houve uma manutenção de resultado com o deputado Ricardo Arruda (PSL). Já no terceiro lugar e no quarto lugar houve mudanças. A Cantora Mara Lima, que tem atuação forte no Facebook, fechou o pódio dos três primeiros.

DISTORÇÕES NO RANKING – Na sequência vem o deputado Subtenente Everton (PSL). Destaca-se que, no primeiro levantamento, a rede do parlamentar tinha restrições internacionais no Facebook, o que impossibilitou as ferramentas que registram os dados de captar as informações e, desta forma, entender a performance da rede.

A deputada Maria Victoria (PP), ao optar por não ter uma conta profissional no Instagram, impossibilitou a coleta de dados. Nesta rede social, há uma ferramenta chamada Instagram Insights, para contas empresariais, que mostra as interações com um perfil da rede social. Ela permite que o usuário acompanhe a performance dos seus conteúdos. Isto possibilita compreender o que mais cativa seguidores e outros usuários que chegam ao perfil.

TOP 10 – Na quinta colocação houve mais uma manutenção, com o pesselista Coronel Lee. O sexto lugar ficou para o Soldado Adriano, que caiu três posições na comparação com o último levantamento.

Quem também sofre queda de três colocações foi o deputado Jacovós (PL), que saiu do quarto para o sétimo lugar. O pedetista Goura, caiu uma posição e ficou em oitavo.

Para fechar o TOP 10 houve duas novidades. O deputado Requião Filho (MDB) saltou da décima para nona colocação no levantamento, posição que era de Cobra Repórter, que perdeu dois lugares e ficou em 11º. Quem ficou com a décima posição foi Professor Lemos, político que saltou da última posição, maior deslocamento de posições entre os participantes.

“É importante lembrar que uma alta performance nem sempre quer dizer que as redes trarão ganhos políticos. É preciso saber, entre outras coisas, se o usuário engajado vota no Paraná. É necessário também identificar se o conteúdo elaborado pelo político apresenta o trabalho realizado ou apenas surfa na onda de outros em busca de engajamento” Explicou o analista político e sócio-diretor da Aquário, Leandro Duarte

Dada a importância da internet no jogo político, todos os políticos precisam construir uma identidade digital, elaborada a partir da construção de um planejamento estratégico. Neste sentido, ele faz um alerta: “Tenham cuidado e façam seus esforços valerem a pena. Lembrem-se: não existe receita de bolo nas redes sociais. Cada usuário precisa de uma estratégia. Não há espaços para amadorismo, para achismos. Para todas as ações existe uma razão científica para dar certo. Não acredite em postadores de conteúdo. Confie em estrategistas com conhecimento em inteligência digital.”

METODOLOGIA – O processo de elaboração do ranking começou com a definição dos dados que se tornaram grandezas. O envolvimento recebeu peso 5. Já o número de seguidores ganhou peso 4 e a quantidade de postagens ganhou peso dois.
Para dar mais transparência ao processo, a Aquário Comunicação disponibiliza todos os dados em formato de levantamento. Nas artes abaixo, é possível conferir quem tem maior número de envolvimento, maior número de seguidores e também a quantidade de postagens efetuadas no período analisado.

(Foto: Alep)