Ícone do site Angelo Rigon

Orgulho LGBTQIA+: ato domingo em Maringá

O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ também será comemorado em Maringá. O ato está programado para as 15h de domingo, na praça da Catedral. Haverá arrecadação de alimentos não perecíveis, agasalhos e itens de higiene.

De acordo com mensagem divulgada pelos organizadores, a celebração visa a demonstrar “que ainda precisamos lutar contra o preconceito, a discriminação e a violência que colocam o Brasil no primeiro lugar, do mundo, em mortes de pessoas LGBTQIA+. E quem mais recebe essa violência é a população transexual, que sofre o maior número de mortes por assassinato.

Nosso orgulho não pode ser motivação para que cometam crimes contra as nossas existências. Queremos viver em um país livre, com dignidade e espaço para todas as pessoas. Queremos exercer nossa cidadania e ter nossos direitos respeitados. Não importa se uma pessoa é heterossexual, homossexual, bissexual, assexual, transexual, travesti, queer, intersexo etc. O importante é que todas as pessoas devem ser respeitadas como seres humanos.

Durante as eleições 2018 e, imediatamente após, houve uma escalada de violência contra a população LGBTQIA+ no Brasil. Ativistas e militantes denunciaram agressões físicas ou verbais contra pessoas LGBTQIA+ e o assunto passou a ocupar os noticiários. Eleitores e apoiadores de Bolsonaro dirigiram xingamentos e ofensas contra essas pessoas nas redes sociais, nas ruas, em espaços públicos e privados. Foram noticiados homicídios e ameaças de morte com motivação político-eleitoral. Casais decidiram antecipar a oficialização de casamentos ou uniões estáveis homoafetivas, por medo de não poderem exercer o direito ao matrimônio quando o presidente eleito tomasse posse.

A nossa luta é contra todo o retrocesso que Bolsonaro representa. É pela garantia de nossos direitos, por saúde, moradia, emprego, educação, segurança e pela liberdade de andar pelas ruas sem sermos espancadas, violentadas, ameaçadas ou assassinadas. Por isso, estaremos nas ruas, em todo o Brasil, para gritar Fora Bolsonaro e Mourão! E levem o preconceito junto com vocês, porque nós vamos passar com nosso orgulho e com as nossas cores! É contra o genocídio! É em defesa da vida! É pela liberdade de ser!”.

Sair da versão mobile