Fazer negócio é como namorar

Há muitas maneiras de motivar pessoas a fazerem coisas, mas a fidelidade vem da capacidade de inspirá-las.

É quando os sentimentos vão mais fundo do que a insegurança, a incerteza ou os sonhos, que a reação emocional se alinha com a maneira como nos vemos. É nesse momento que o comportamento deixa de ser motivado para ser inspirado.

Quando sentimos que nossas decisões estão certas, ficamos dispostos a pagar um extra ou aceitar uma inconveniência por um produto ou serviço.

O ser humano é um animal social. Somos muito bons em perceber sutilezas em comportamentos e julgar pessoas de acordo com isso. Nutrimos bons e maus sentimentos em relação a marcas, empresas e até igrejas assim como nutrimos bons e maus pensamentos em relação a pessoas.

Há certas pessoas nas quais sentimos que podemos confiar e outras em que não. Esses sentimentos também existem até para marcas ou empresas que vem nos cortejar.

Por esse motivo, uma empresa, uma marca ou um profissional, tem que ser muito claros quanto ao seu PROPÓSITO, ou seja, sua causa, sua crença. É isso que muda a motivação para a inspiração e faz com que alguns sejam admirados até no fim do mundo.

A maneira como nos comunicamos e nos comportamos, é uma questão de biologia. Isso significa que podemos fazer comparações entre coisas que fazemos em nosso campo pessoal ou social e coisas que fazemos em nosso trabalho, ou seja, em nossa vida profissional.

Isso é igual a fazer negócio. Sim, fazer negócio é como namorar. Não há diferença entre vendas por exemplo e um encontro romântico. Nas duas situações você está sentado à mesa diante de alguém e espera dizer coisas certas para fechar um acordo.

Depende do quanto quer fechar nesse acordo. Prometa o mundo e serão grandes as chances de sucesso. Mas isso, uma vez, talvez duas. Com o tempo, porém, manter esse relacionamento vai te custar cada vez mais caro e não será esse o caminho para construir uma relação de confiança.

Mas quando, nesse encontro, você diz as coisas que gosta e que, levanta-se mais cedo para fazer as coisas que gosta, seu trabalho por exemplo, começa a INSPIRAR pessoas para que realizem as coisas que inspiram. Isso é a coisa mais maravilhosa do planeta, não tem dinheiro que pague e está acima da motivação de pessoas.

Fazer negócio é isso. O motivo inicial era que a pessoa tinha um bom emprego, um trabalho próspero ou os amigos disseram que a pessoa era bonita. Até aí estamos falando em motivação. Mas o que aconteceu após o encontro é que vai definir o jogo, o futuro relacionamento, ou o fechamento do negócio.

Mesmo com todas essas “verdades” que estavam em campo, a inteligência da conversa, a imaginação, faz entrar no jogo a inspiração e isso define, faz ser admirado porque sabe que tem consistência, não é algo de somente uma vez.

Não temos a mínima noção do quanto a nossa atitude pode impactar a vida de tantas pessoas. Isso eu sempre vi nas várias organizações que trabalhei… Ficar milionário ou mesmo bilionário é uma decisão pessoal e só será possível, se a pessoa entender o princípio básico: Antes do topo, existe o sopé da montanha.

Você só vai conquistar a  pessoa ou fechar o negócio, quando parar de pensar em dinheiro e entender que agora é um milionário e isso só será possível, se essa missão se cumprir na vida de outras pessoas que estão ao seu redor, aqui em nossa metáfora, o outro a ser conquistado, seja a pessoa ou o cliente.

Você precisa construir a sua mentalidadeE, que eu chamo de fortaleza mental porque atitude é ação, é verbo e fé e paixão são sentimentos. Vocêprecisa criar elementos que te proporcione este combustível, que eu chamo de motivação. Um passo mais a frente, e você muda esse discurso para INSPIRAÇÃO e aí, nessa inteligência emocional que se faz a diferença.

Uma pessoa ordinária não é necessariamente ruim. Mas é uma pessoa comum. Uma pessoa extraordinária é  alguém  de  visão  que  paga  o  preço, é  determinada,  vence  o  medo, vai lá e faz acontecer.

Nos negócios ou num encontro ruim, muitos trabalham duro para provar seu valor, mas não dizem por que existem, para começo de conversa. Como é um encontro entre duas pessoas, seja vendedor e comprador ou candidatos a um relacionamento, é um tanto difícil começar a construir um relacionamento.

As pessoas não compram o que você faz mas compram o por que você o faz. E quando isso acontece, quando você vende isso, essa imagem, elas saem do pensamento e migram para o sentimento. Entra em campo novamente a inspiração. E a probabilidade de um novo encontro ou uma nova venda ou negócio são possíveis.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!


(*) Gilclér Regina é palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa

(Foto: Alexandr Podvalny)