‘Não tivemos nenhum problema e vacinamos dentro do prazo’, diz secretário de Saúde de Maringá
Acontece agora a entrevista coletiva para esclarecer informações divulgadas pela Folha de S. Paulo com base em dados do Ministério da Saúde, de que mais de 3,5 mil maringaenses teriam recebido vacina com validade vencida. O secretário de Saúde, Marcelo Puzzi, orienta como a população pode conferir os dados da vacinação. Ele tranquiliza a população maringaense.
“Nossa equipe trabalha com maior cuidado. Não tivemos nenhum tipo de problema, de logística e vacinamos dentro do prazo”, garantiu. Participam da coletiva o secretário de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação, Marcos Cordiolli, o vice-prefeito Edson Scabora, o secretário de Saúde, Marcelo Puzzi, e a coordenadora da Sala de Vacinas, Edilene Goes.
De acordo com a reportagem, mais de 26 mil vacinas AstraZeneca com validade vencida foram distribuídas pelo Ministério da Saúde. A Maringá caberia o lote 4120Z005, enviado dia 14 de abril. Maringá e Belém (PA), as cidades que encabeçam o ranking, informaram que houve erro no sistema.
PS – A Prefeitura de Maringá informou que todas as doses enviadas pelo governo federal foram aplicadas dentro do prazo de validade na cidade. A Secretaria Municipal de Saúde mantém um processo de verificação da validade das vacinas que começa no recebimento da nota fiscal das mesmas, inserção no sistema e verificação no envio para as unidades de saúde e no momento da aplicação que tornam quase impossível o uso das mesmas fora do prazo de validade. A carteira de vacina informa dados da aplicação da dose: lote e data de vencimento.
*/ ?>
