Davati ofereceu vacinas para Prefeitura de Londrina

A empresa americana Davati Medical Supply, cujo representante Luiz Paulo Dominguetti disse à CPI da Pandemia ter oferecido 400 milhões de doses de AstraZeneca ao Ministério da Saúde e ouvido proposta de propina, procurou a Prefeitura de Londrina para oferecer vacinas. A informação é de Vitor Ogawa, na Folha de Londrina.

Os contatos começaram em fevereiro, quando outras empresas também procuraram a prefeitura, segundo o secretário municipal de Gestão Pública, Fábio Cavazotti. “Enfim, eles não entregaram vacina em lugar algum. Não tinham qualquer tipo de documentação. As conversas eram muito estranhas”, disse. “O site da empresa tinha todo jeitão de coisa estranha. Uma empresa que se apresenta como uma trading mundial apresentava apenas um endereço, um e-mail e um telefone. O site da empresa não apresentava vacina para covid no portfólio! Só máscara, luvas e outros produtos assim”, acrescentou o secretário.

A AstraZeneca informou que “as doses são ofertadas com base em acordos assinados com governos e organizações multilaterais do mundo todo, inclusive o Covax facility” e que opor isso não oferta vacina por meio do mercado privado nem trabalha com intermediários no Brasil.