Codesul está atento aos novos modelos de gestão e planeja ações conjuntas para os próximos 20 anos

Vivemos a era digital, da velocidade e do planejamento a longo prazo. A chegada da pandemia do novo coronavírus, nos mostrou mais do que nunca, que ações integradas e articuladas oferecem resultados positivos.

O Conselho de Desenvolvimento do Sul, conhecido como Codesul, adotou nos últimos tempos uma postura arrojada ao estabelecer o processo para a criação de um projeto de desenvolvimento igualitário para os próximos 20 anos.

Quando se fala em planejamento integrado, muitas vezes, as ideias são de ações robotizadas, em que todas elas serão aplicadas em todos os locais. Porém, neste planejamento, todo o trabalho é pensado de forma individual, respeitando a cultura e a vocação econômica de cada estado membro: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

Desta forma, é possível identificar quais as necessidades prementes de cada região e assim, elaborar um diagnóstico preciso e principalmente, planejar atividades que respondam de forma positiva as demandas daquela sociedade.

O planejamento para os próximos 20 anos, prevê entre outros temas, o desenvolvimento econômico, levando em consideração os potenciais cenários pós-pandemia, em que as atividades financeiras e sociais precisam ocorrer de forma rápida e segura, garantindo a dignidade humana e o bem-estar social.

Esse modelo de atuação do Codesul vem ao encontro das premissas da Política 4.0, em que a busca por implementar processos, com indicadores e resultados, é uma premissa. Entre essas ações da nova política estão também a utilização de tecnologia para o planejamento a longo prazo, fazendo com que em cada etapa das ações, elas possam ser fiscalizadas tanto pelos gestores quanto pela população em geral.

Não é mais possível pensar cidades e estados de forma individualizada e em pouco tempo. Quando ocorre em longos períodos, é possível que cada vez mais os resultados sejam positivos e, principalmente, que atendam as reais demandas da população.

O planejamento de ações está no DNA do Codesul desde 1961, em sua implantação. Em 1992 com a inclusão do estado do Mato Grosso do Sul, essa necessidade foi ainda maior e tornou-se mais ampla. A intenção do plano integrado é que a longo prazo, o Codesul assuma ainda mais seu papel de instituição estratégica para o desenvolvimento, chegando a consolidar essa união dos quatro estados, como a que acontece com a OCDE – Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico.


(*) Wilson Quinteiro é secretário- executivo do Codesul