Apóstolo Gerdal Costa, sua mulher bispa Seuma e o filho, da Igreja das Nações, são presos pela Polícia Civil

Fiéis tocam vestimenta do apóstolo durante culto

A Polícia Civil do Paraná cumpre nesta manhã seis mandados judiciais em Maringá, inclusive de prisão contra o apóstolo Gerdal Costa da Silva (foto), sua mulher bispa Seuma Costa, e seu filho, Gerdal Junior. Eles são acusados de aliciamento de crianças e adolescentes com intuito de submetê-las ao trabalho escravo. Ao menos cinco crianças foram vítimas.

Foram cumpridas ordens de busca e apreensão na casa e na sede da Igreja das Nações, localizada na avenida Morangueira. A operação teve a participação de 18 policiais, da Polícia Civil/Nucria, com o apoio da Vigilância Sanitária e do Conselho Tutelar.

A Polícia Civil de Maringá na frente da Igreja das Nações da Poderosa Mão Poderosa de Deus

A família comandava a venda de pizzas feitas na igreja, em Maringá e cidades da região. O trio atraia as crianças e adolescentes afirmando que a ação seria uma obra divina e que o dinheiro seria doado para crianças com câncer. Após o aliciamento, os menores eram submetidos ao trabalho forçado, em jornada excessiva. Os suspeitos ainda obrigavam as crianças a prestar contas relacionadas às vendas, por meio de ameaças e agressões físicas e verbais. Segundo a Polícia Civil, uma das vítimas, de 13 anos, foi subtraída dos pais para trabalhar como empregada doméstica na casa da família de pastores. Os pais que tentavam contestar os métodos do grupo também eram agredidos e ameaçados.

Material apreendido na igreja e na casa de Gerdal, incluindo uma pistola 9mm

A Igreja das Nações foi criada em 2011 e tem templos ainda em Apucarana, Sabáudia, Londrina e Nova Esperança. “Acreditamos em Deus e temos como manual de fé, a Bíblia Sagrada, pois dela emana o conhecimento e ensinamentos cristãos para a humanidade.2 Timóteo 3.16-17: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.”

Pizzas produzidas pela igreja que crianças eram obrigadas a vender

O apóstolo Gerdal Costa e a bispa Seuma Costa informam no site da igreja que “sob a permissão Divina e orientação do Espírito Santo, nascemos, crescemos e estamos firmados na rocha que é Jesus Cristo, desde 2011 e cada vez mais avançamos nos trabalhos espiritual e social, ajudando as pessoas que mais precisam”. Eles também possuem a Rede Nação de rádio. “O Satanás tem entrado dentro das pessoas”, dizia um comercial nesta manhã, enquanto o pastor Gerdal estava preso. Às 10h30 a delegada Karen Friedrich atenderá a imprensa na sede do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítima de Crimes (Nucria) de Maringá.

(Fotos: André Almenara e redes sociais)