No processo judicial, notadamente aquele de natureza criminal, as palavras que o réu mais deseja ouvir do juiz, através da sentença, é: está absolvido.
Ser absolvido implica em alívio, pois traz o conforto de ficar livre de cumprir a pena imposta ao fato criminoso que se discute no processo. Mas existe também a sentença contrária onde se ouve: está condenado. Ouvir tais palavras, é terrível. Quando a pena implica na prisão imediata para ficar anos na cadeia, a crise emocional logo se instala. Nos países em que existe a pena de morte, a sentença condenatória é muito pior.
Olhando pela Escritura Sagrada é possível notar que a humanidade toda, desde o momento em que o homem pecou, vive sob a expectativa nada agradável de se deparar com a sentença condenatória de morte imposta por Deus. Sim, todos, por serem pecadores, morrerão e a pena de morte que alcançará os homens não implica somente em morrer fisicamente, mas também em morrer espiritualmente. Morrer fisicamente é separar-se e deixar de estar juntos dos homens, ao passo que morrer espiritualmente é separar-se e deixar de estar junto de Deus, para sempre.
No entanto, existe um versículo na Bíblia que traz consolo a todos quantos vivem sob o terror de enfrentar a sentença condenatória divina. Este versículo trata de sentença de absolvição do pecador. Está escrito: “portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus…” (Rm 8.1). Isto mesmo, nenhuma condenação há para os absolvidos.
Ou seja, para as pessoas que crerem em Jesus Cristo, o que equivale estar em Cristo, para estas não existe mais sentença que lhe seja contrária, ou seja, sentença condenatória. Afinal, Jesus Cristo morreu a morte que o pecador deveria morrer, para que o pecador possa viver.
Assim, quem está em Cristo, ainda que fisicamente morra, separando-se dos homens, não morrerá espiritualmente, separando-se de Deus. Pelo contrário, justamente por ter sido absolvido ao crer em Jesus Cristo, ao morrer fisicamente, espiritualmente ele se achegará a Deus, e com Deus estará para todo o sempre. E quem estiver com Deus experimentará o dom da vida eterna, pois a vida está em Deus e com todos aqueles que com Deus estiverem. A boa sentença do Evangelho que o pecador ouve e ouvirá é de absolvição
(*) Lutero Paiva Pereira é advogado em Maringá
(Foto: Ivan Samkov)