Um por todos e todos pela Bia: campanha quer que FPFS mantenha inscrição de garota em time masculino
Campanha nas redes sociais quer que a Federação Paranaense de Futebol de Salão volte atrás na decisão de proibir a maringaense Bia, de 12 anos, de atuar por time de Maringá em campeonato estadual. A entidade havia aceitado a inscrição da garota, que tinha atuado em dois jogos.
A maringaense Beatriz Ferreira, a Bia, tem 12 anos de idade, adora futebol de salão mas, como times femininos só existem para crianças de 13 anos, ela atua pelo time masculino da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Paraná. Sua inscrição foi aceita pela Federação Paranaense de Futebol de Salão, recebeu ok da Novo Futsal Paraná e ela chegou a atuar em dois jogos, mas agora a FPFS voltou atrás e, no meio do campeonato, não quer que ela continue jogando por causa de uma resolução de 2019.
Uma campanha (#todospelabia) foi iniciada nas redes sociais para fazer a entidade rever sua posição, já que “ela é só uma criança que ama jogar futebol com os meninos, já que não tem time feminino na categoria dela”, como ressalta Alline Soda no Facebook. Bia é considerada craque no time da APCEF e num vídeo seus colegas de equipe repetem o bordão: “Um por todos e todos pela Bia”, pedindo que ela continue atuando. A APCEF Maringá representa o Itambé Futsal na competição estadual da categoria. Uma resolução da federação proibiu que o clube tenha Bia no time, liberando somente meninas de até 11 anos.
Segundo o técnico Pietro de Souza Bettin, como não há equipes ou competição feminina, a Beatriz disputa junto aos meninos o sub-12 com grande destaque. “Lutamos pelo direito desta atleta de ter as mesmas condições que os meninos, que ela possa ter uma formação de base para chegar em condições de se tornar uma grande atleta no futuro”, afirmou ao deputado estadual Do Carmo, a quem procurou hoje pela manhã. O parlamentar gravou um vídeo em apoio a Bia e se comprometeu em ajudar a atleta a poder retornar às quadras com o time de futsal. Na segunda-feira os dirigentes vão pedir também o apoio do prefeito Ulisses Maia. Abaixo, o vídeo gravado pela equipe.