A mente e a mentalidade – a escolha é sua

“A mente humana não tem nada a ver com ocultismo. Ela funciona em harmonia com leis e princípios físicos e econômicos.  A mentalidade realiza o jeito de pensar. Se pensa grande, realiza grande”

A mente humana resulta da combinação de muitas qualidades e tendências – de simpatia e antipatia, otimismo e pessimismo, ódio e amor, construção e destruição, bondade e crueldade…

Assim como tudo no mundo é e assim vai…dois. Tanto que, na criação de qualquer espécie, para se ter um é preciso dois. E assim caminha a humanidade com dois e sempre estamos na escolha, inclusive de como podemos ou queremos ser.

Pode observar as pessoas e a natureza. É dia ou noite, é sol ou lua, é céu escuro ou com estrelas, é gordo ou magro, é alto ou baixo, é rápido ou lento, é bonito ou feio… 

Nesta combinação percebemos que as qualidades determinantes de alguém são fortemente influenciadas pelo ambiente, pela formação, pelos relacionamentos e em especial pelos pensamentos.

Tal como a semente brota, cresce e se multiplica gerando uma boa safra, também é perigoso manter pensamentos destrutivos que mais cedo ou mais tarde se materializam. Ou seja, o bem ou o mal são construídos em sua mente.

Assim encontramos diariamente pessoas que são naturalmente motivadas e outras desmotivadas e desanimadas por qualquer coisa. Assim encontramos quem constrói a riqueza na adversidade e quem a perde na oportunidade.

Sabe quem vai vencer o jogo de sua mente? Veja esta metáfora: Imagine se você tivesse dois cães dentro de si. Um é manso e o outro é feroz. Não é porque é feroz que este vai vencer. Vai vencer quem você realmente alimentar mais.

A mente humana não tem nada a ver com “ocultismo”. Ela funciona em harmonia com leis e princípios físicos e econômicos. Você não precisa da ajuda de ninguém para manipular sua mente e fazê-la funcionar a seu gosto.

Pensar sai barato, ou melhor, ainda, não custa nada. E quando você tem esse poder de pensar, logo se verá livre da maldição do medo ou apesar deste, seguirá em frente, com coragem.

Já a mentalidade está na forma como escolhemos o que vamos viver e fazer. Afinal, sabemos que ser notícia com coisas ruins é muito fácil. Notícia boa geralmente é apenas rodapé de jornais, revistas e sites.

Muitas pessoas me perguntam após a leitura de meus livros ou de uma participação em palestra sobre o que é motivação ou inteligência emocional, se é possível uma pessoa motivar a outra? Eu sempre respondo que a motivação está dentro do ser humano e que o nosso trabalho é despertar esse gigante.

Há que se trabalhar também nos dias atuais a ética. Enquanto o Brasil ficar tentando fazer as coisas com o tal “jeitinho brasileiro” não há mentalidade no mundo que resolva os problemas nem de uma empresa nem de um país. A educação deve estar no centro das mudanças em nossa vida política, econômica e social.

E parece que não vemos isso na guerra política de bastidores, de CPIs que mais parecem palanques do que a busca por algo de justiça.

E, neste caso, as palestras de motivação e criatividade, de uma nova mentalidade, tem que entrar com conteúdo no campo da cooperação, do comprometimento, da excelência pelo trabalho e não por subterfúgios escusos.

A desmotivação é uma irritação invisível do coração, uma implacável invasora do silêncio! A falta de ética é uma irritação visível contra as pessoas, as instituições.

O WhatsApp é recheado de notícias ruins, todos os dias. Sim, uma implacável invasora do bom senso, da verdade e dos resultados justos.

Geralmente é assim: As pessoas têm sonhos grandes e ganham salários pequenos. Daí fica mais fácil reduzir o tamanho do sonho do que aumentar o tamanho do salário. Essas pessoas não compreenderam que é impossível aumentar o tamanho do dinheiro diminuindo o tamanho do sonho.

Nos últimos seis anos o mundo cresceu 20%… A China 54% e o Brasil (menos) 0,7%. Sempre acreditei que era melhor trabalhar com a cabeça do que com os braços. Crie estratégias e evite desperdício de seu tempo.

Não deixe suas vendas ou seus negócios no piloto automático, amigão da zona de conforto. O seu concorrenteE não está dormindo nem tomando cerveja no boteco, acredite nisso.

Se você acha que isso é apenas um conjunto de palavras, saiba que a mesma palavra pode construir a paz ou a guerra. E a escolha é sua!

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!


(*) Gilclér Regina é palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa

(Foto: Andrea Piacquadio)