A maioria dos brasileiros – 54,3%a – credita que o presidente Jair Bolsonaro está envolvido em corrupção na compra de vacinas. O dado é da pesquisa da consultoria Atlas Político, divulgada hoje. Texto de Ricardo Mendonça no Valor Econômico detalha que apenas 35,4% não veem envolvimento direto de Bolsonaro e 10,3% não souberam responder.
Segundo o Atlas, para 61,2%, há corrupção associada a aliados do presidente no Congresso e no meio empresarial. A pesquisa também questionou os entrevistados se acreditam que o presidente estaria acobertando os casos. Ao todo, 56,4% acreditam que sim.
Três negociações de vacinas estão na mira dos senadores: Covaxin, com sobrepreço de 1.000%; 400 milhões de AstraZeneca com propina de 1 dólar por dose; e imunizantes da CanSino a 17 dólares a dose com uma intermediária ligada a integrantes do governo. Também são alvos de inquéritos nomes da alta cúpula do governo federal, como o líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP, e o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello. Leia mais.
(Foto: Marcos Corrêa/PR)