‘Akino no Cascavel’

Airton Cascavel poderia, pelo seu discurso e respostas,  ter sido em grande ministro da Saúde

cavel poderia, pelo seu discurso e respostas,  ter sido em grande ministro da Saúde,

Assistindo o depoimento do sr. Airton Antonio Soligo, o já conhecido Airton Cascavel, fiquei curioso em conhecer a origem do apelido, já desconfiando que se referia à cidade de Cascavel e de fato é. Ele  reencarnou em  Capanema, cidade da região, em 1964 e no seu currículo consta que  seu primeiro emprego foi  de auxiliar administrativo em Cascavel.

Fez carreira empresarial e política em Roraima e aos 57, segundo declaração ao TSE para as  eleições de 2018, quando foi candidato a deputado federal e não foi eleito.  Se seu patrimônio,  chamou a atenção o fato de ter em dinheiro em espécie  R$ 1.108.000,00, o que é comum (guardar tanto dinheiro em espécie).

Bem articulado, com bola levantada por alguns senadores, Cascavel poderia, pelo seu discurso e respostas,  ter sido em grande ministro da Saúde, no lugar do Pazuello.

E por que Akino Cascavel? Por que comecei minha carreira no Banco do Brasil, em 1973, ficando até 1975, na cidade de Cascavel e talvez ele o garoto Airton já  estivesse por lá. Como ele, talvez estivesse lá pela quase Amazônia (Sinop/MT)  e se tivesse feito carreira política, talvez hoje não fosse Akino Maringá, mas Akino Cascavel.

(Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)