‘Escândalo em Maringá’

Em dezembro de 1986 a coluna do jornalista Ferreira Netto, que era reproduzida por dezenas de jornais, entre eles o extinto Correio de Notícias, de Curitiba, trouxe a notícia envolvendo o comediante Mussum e o jornalista e escritor a Manoel Cabral, então editor de O Diário do Norte do Paraná, quando Os Trapalhões se apresentaram no parque de exposições de Maringá.
A nota informava que Cabral foi agredido a socos c pontapés pelo comediante em cena testemunhada por diversas pessoas, “inclusive políticos e empresários”. “O jornalista Manoel Cabral afirma que a sua intenção era apenas cumprimentar os artistas, mas acabou tomando um soco e caindo no chão, recebeu vários pontapés. O caso foi parar na 9ª Sudivisão Policial de Maringá. Mussum, em seu depoimento, disse que pensou que o jornalista fosse agredi-lo e só por isso foi ao ataque. Manoel Cabral é um dos mais populares jornalistas daquela região e, até hem pouco tempo, só andava com o auxílio de muletas, problema superado recentemente depois de várias operações nos dois pés, realizadas em São Paulo”, diz o texto.
Joaquim Antônio Ferreira Netto faleceu aos 64 anos, em 2002; Mussum (Antonio Carlos Bernardo Gomes), aos 53 anos, em 1994; e Manoel Cabral, em 2018, aos 63 anos de idade.
(Acervo JC Cecílio)