Variante delta já matou 19 no Paraná

Mais dois casos e um óbito foram confirmados

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou hoje mais dois casos e um óbito da variante delta no Paraná. Agora, o Estado soma 58 casos e 19 óbitos da cepa B.1.617, do vírus da covid-19 – um deles em Mandaguari, microrregião de Maringá, e outro em Campo Mourão. As informações foram repassadas por meio do relatório de circulação de linhagens Sars-CoV-2, por sequenciamento genômico, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Os dois novos casos residem em Fernandes Pinheiro. Um homem de 45 anos, iniciou sintomas em 24 de junho e outro homem de 63 anos, iniciou sintomas em 28 de junho, internou em 8 de julho e teve alta no dia 12 do mesmo mês. Ambos passam bem. Já o novo óbito trata-se de um homem de 27 anos, residente no município de Araucária que faleceu no dia 4 de agosto.

Assim que o relatório é enviado pela Fiocruz, a Sesa entra em contato com as regionais de Saúde, que por sua vez comunicam os municípios de residência dos casos confirmados para iniciarem a investigação epidemiológica. Este processo inclui dados desde o início dos sintomas, a realização do exame, se houve internação e se o caso é considerado como cura ou óbito. Até agora, 770 amostras do Paraná já foram sequenciadas pela Fiocruz e 460 aguardam resultado.

TRANSMISSÃO COMUNITÁRIA – O Paraná confirmou a transmissão comunitária da variante delta no dia 28 de julho. O conceito é definido quando o contágio entre pessoas ocorre no mesmo território, entre indivíduos sem histórico de viagem e sem que seja possível definir a origem da transmissão.

GERAL – Ao todo, o Paraná já confirmou 58 casos e 19 óbitos pela variante delta, sendo: onze casos e um óbito em Fernandes Pinheiro, nove casos e dois óbitos em Curitiba, quatro casos e dois óbitos em Apucarana, quatro casos e dois óbitos em São José dos Pinhais, três casos e três óbitos em Piên, quatro casos e dois óbitos em Araucária, dois casos e dois óbitos em Irati, dois casos e dois óbitos em Imbituva, um caso e um óbito em Mandaguari, dois casos e um óbito em Campo Largo, dois casos em Piraquara, dois casos em Pinhais, dois casos em Fazenda Rio Grande e um caso e um óbito em Campo Magro. Além de um caso em cada um dos seguintes municípios: Almirante Tamandaré, Agudos do Sul, Campina Grande do Sul, Colombo, Campo Mourão, Francisco Beltrão e Rolândia.

Sesa confirma mais 1,6 mil casos e 57 mortes

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou hoje mais 1.676 casos confirmados e 57 mortes — referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas — em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Há ajustes ao final do texto.

Os dados acumulados do monitoramento da covid-19 mostram que o Paraná soma 1.437.358 casos confirmados e 36.804 mortes em decorrência da doença.

Os casos confirmados divulgados nesta data são de agosto (1.041), julho (11), junho (36), maio (174) abril (97), março (183), fevereiro (72) e janeiro (52) de 2021 e dos seguintes meses de 2020: novembro (4) e dezembro (6).

INTERNADOS – 1.066 pacientes com diagnóstico confirmado de covid-19 estão internados. São 745 pacientes em leitos SUS (432 em UTI e 313 em leitos clínicos/enfermaria) e 321 em leitos da rede particular (148 em UTI e 173 em leitos clínicos/enfermaria).

Há outros 1.614 pacientes internados, 772 em leitos UTI e 842 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos da rede pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de mais 57 pacientes. São 21 mulheres e 36 homens, com idades que variam de 18 a 92 anos. Os óbitos ocorreram de 16 de fevereiro a 23 de agosto de 2021.

Os pacientes que foram a óbito residiam em: Curitiba (31), Ponta Grossa (3), Palotina (3), São José dos Pinhais (2), Nova Aurora (2) e Cascavel (2)
A Sesa registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: Vitorino, Telêmaco Borba, Piên, Pitangueiras, Pato Branco, Laranjeiras do Sul, Jataizinho, Ibiporã, Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Cianorte, Castro, Cambé e Cafelândia.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 6.677 casos de residentes de fora do Estado, 216 pessoas foram a óbito. Confira o informe completo clicando aqui.

AJUSTES – Relatório de correções de municípios:

12 casos e 0 óbitos corrigidos.
11 casos residentes alterados entre municípios do Paraná.
1 casos residentes do Paraná alterados para fora do estado.
0 casos residentes de fora do estado alterados para o Paraná.
Um caso confirmado (F,24) de Curitiba foi corrigido para o município de Fazenda Rio Grande.
Um caso confirmado (F,33) de Curitiba foi corrigido para o município de Guaraqueçaba.
Um caso confirmado (M,25) de Curitiba foi corrigido para o município de Guaraqueçaba.
Um caso confirmado (M,21) de Sertanópolis foi corrigido para o município de Londrina.
Um caso confirmado (M,39) de Curitiba foi corrigido para o município de Almirante Tamandaré.
Um caso confirmado (M,78) de Curitiba foi corrigido para o município de Foz do Iguaçu.
Um caso confirmado (F,31) de Curitiba foi corrigido para o município de Pinhais.
Um caso confirmado (F,57) de São José dos Pinhais foi corrigido para o município de São Paulo/SP.
Um caso confirmado (F,38) de Fernandes Pinheiro foi corrigido para o município de Irati.
Um caso confirmado (F,23) de Floraí foi corrigido para o município de Presidente Castelo Branco.
Um caso confirmado (M,39) de Mandirituba foi corrigido para o município de Quitandinha.
Um caso confirmado (M,30) de Reserva foi corrigido para o município de Telêmaco Borba.

(Foto: José Fernando Ogura/AEN)