Novo pedágio, agora é com os federais

Falamos dos deputados federais e dos senadores (onde andam os nossos?) que ficaram à margem, talvez porque o assunto, até aqui, foi mais sobre a delegação de rodovias estaduais para o governo federal, que como dissemos ontem, na verdade está retomando o controle de cerca de 2.200 quilômetros de rodovias federais, basicamente do chamado anel de integração, e que no final da década de 90, no governo Lerner, foram delegados ao DER-PR.
Nesta fase inicial houve ampla participação de deputados estaduais e destaco o que ouvi de um deles, um dos melhores, no meu entendimento:
“Há 6 anos estou debatendo esse assunto. Conseguimos evitar a prorrogação automática dos atuais contratos de pedágio (sem licitação). As BRs que 2200 km estão sob o comando do governo federal, qualquer decisão a respeito das mesmas não compete aos deputados estaduais e nem ao governo do estado. A primeira proposta da nova concessão do governo federal previa um leilão com limite de desconto de no máximo 17% e uma outorga onerosa na casa dos bilhões, dinheiro que iria para o caixa do governo federal financiar obras em outros estados. O ministério da infraestrutura só aceitou mudar essa péssima proposta inicial se o governo do estado incluísse uma parte de rodovias estaduais (as PRs). Pois bem, governo federal aceitou tirar o limitador de descontos e os bilhões da outorga onerosa. Diante disso, a assembleia legislativa autorizou o governo do estado, conforme prevê o tribunal de contas da união, a continuar as tratativas por meio de um termo de convênio entre a união e o estado do Paraná. As PRs, que são minoria no projeto, só serão delegadas pelo poder executivo estadual se o governo federal cumprir todos os compromissos assumidos da melhor modelagem. Exemplo: na praça de pedágio Mandaguari/Marialva, que hoje custa R$ 11,70, vai para o leilão no valor R$ 7,80, podendo na concorrência cair ainda mais pois não haverá o limitador de descontos confirme queria o Governo Federal. Outro exemplo é a praça de Ibiporã/Jataizinho que de R$ 26,40 irá para a disputa por R$ 11,89 e deverá cair ainda mais não houver o limitador de descontos. Estou sendo chamado de safado nos comentários por quem não conhece um assunto tão complexo como este e ignora o meu esforço para tentar melhorar. Estou à disposição para qualquer esclarecimento, não defendi o pedágio, mas entre algo ruim que seria feito de qualquer jeito, optei pelo menos pior possível. As BRs (Mandaguari/Marialva por exemplo) seriam concessionadas de qualquer maneira por quem não tem vínculo com o Paraná. Não vi os deputados federais trabalharem firmes nisso. Vocês acham que se deixássemos o governo federal leiloar do seu jeito os quilômetros que lhe pertence (2.200 km) seria melhor?”.
E completo (eu, Akino): Os deputados estaduais do Paraná fizeram o que era possível para melhor o projeto, mas agora é com o governo federal e consequentemente com os deputados federais e senadores pelo Paraná. Olho no Dnit, olho nos interesses que fazem contorno ao norte e ao sul (metropolitano). Não temos mais lava jato. Fiquemos todos de olho.
(Imagem: AEN)