O carisma, a fidelidade e uma equipe unida
“Quando uma equipe de especialistas se reúne, com frequência, cada um trabalha para si mesmo e não para o bem geral”.
Isso me lembra muito o time do Flamengo há umas duas décadas, tempo do Romário, Edmundo, Sávio e companhia, quando a imprensa os chamava de time dos sonhos ou máquina. E não ganhou nada.
Comecei algumas palestras com equipes importantes do cenário nacional dizendo que uma equipe de talentos vence várias partidas mas uma equipe unida vence o campeonato.
Pagar muito a alguém e lhe pedir para que venha com grandes ideias, oferece pouca garantia de resultados. No entanto, juntar uma equipe de pessoas com a mesma mentalidade e lhe dar uma causa a perseguir é garantia de um senso maior de trabalho em união, camaradagem e resultados.
O papel de um líder não é ter todas as grandes ideias, mas criar um ambiente no qual as grandes ideais possam surgir.
Quando os membros de uma equipe vão para o trabalho com uma noção maior de propósito, consideram mais fácil enfrentar tempos difíceis e podem até encontrar oportunidades nestes momentos.
A inovação geralmente nasce de uma luta para superar uma dificuldade. Essa é a maior realidade que vivemos hoje, permanentemente, buscando resolver um problema que atinge as pessoas, logo, a sociedade, o mercado.
Essa é a ideia de que o melhor para um pode ser o melhor para todos. E isto vem com a simplicidade, porque o sucesso é ser simples.
E isso passa muito além de um produto ou um serviço. O foco que determina ações como estas chama-se conceito.
Quando oferecemos as pessoas, algo em que elas acreditam, o resultado é outro, em alguns casos, é estrondoso.
Fico pensando com meus botões, como foi que o Dr. Martin Luther King, sem ter na época sites que conferissem data, então o que dizer de WhatsApp, conseguiu reunir 250 mil pessoas no mesmo dia, hora e local. Como todos sabemos, todos os seus discursos começavam com a frase: “Eu tenho um sonho”. E esse sonho foi a crença destas pessoas.
Ele sabia que as coisas tinham que mudar e acontecer. Sua percepção e seu propósito lhe davam a energia e a força para continuar sua luta contra impossibilidades que muitas vezes pareciam insuperáveis.
Em alguns momentos, num flash de nacionalismo, algumas coisas parecem estar acontecendo hoje no Brasil, através do sonho de pessoas em prol de um país melhor e uma nação progressista.
Havendo propósito, há uma luta justa. A energia empolga mas o carisma inspira. A energia empolga o momento, pela eloquência, pela luta. Mas, e o dia seguinte? Mesmo que o líder seja alguém de poucas palavras, é o seu carisma que entra em campo para vender a mesma mentalidade para todos.
As vezes esse líder não é o que a multidão espera. Talvez ele não se encaixe na expectativa da maioria, mas sabe levar a multidão para o melhor porto. É isso que eu chamo de mesma mentalidade , pois o sucesso seja na carreira profissional ou até política, está na condução das pessoas para um mesmo pensamento.
Carisma não tem nada a ver com energia. Vem de uma clareza de saber o porque está fazendo o que faz. Eu tenho batido nesta tecla sempre. Isso vem de uma crença maior do que a própria pessoa. Foi isso que construiu há milênios, as grandes sociedades. Bem, pensando assim, a energia pode empolgar, mas o carisma é capaz de inspirar.
O carisma comanda a fidelidade a energia, não. Por que escrevo isto? Para você pensar sobre o seu país, a sua empresa, o seu negócio, a sua carreira e até os seus relacionamentos.
Quero lembrar que a fidelidade acontece quando as pessoas estão dispostas a sofrer algum inconveniente ou pagar um preço alto para fazer negócio com você.
Há uma grande diferença entre a repetição de um negócio e a fidelidade. A repetição é quando as pessoas fazem negócio com você várias vezes. A fidelidade, como eu disse, as pessoas estão dispostas a abrir mão de um produto até melhor ou de um melhor preço para continuar fazendo negócio com você. Pense em sua empresa, em seus clientes. As vezes não percebemos e nem valorizamos.
Clientes fiéis nem se dão ao trabalho de pesquisar a concorrência ou considerar outras opções. No meu mercado de palestras sinto isso no imediato momento que alguém está fazendo um orçamento comigo.
Independente de qual seja o seu negócio, a sua vida, tudo o que fazemos, o nosso propósito, a nossa causa ou a nossa crença nunca muda. O que fazemos é apenas medir constantemente uma forma de reanimar a nossa luta, isso, a nossa causa.
E para que isso aconteça, usamos até nossa empresa, nossa carreira ou trabalho. Desenvolver softwares por exemplo, foi apenas uma das coisas que Bill Gates fez para dar vida à sua causa.
A Apple deu a Steve Jobs uma forma de desafiar o mundo a realizar algo grande, inspirando jovens a fazer algo maior ainda.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
(*) Gilclér Regina é palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa
(Jens Johnsson)