Bolsonaro e Temer, dois estadistas?

Michel Temer e Jair Bolsonaro

Assistindo o Pan News, ouvi atentamente a opinião do Kim Rafael sobre a mudança de postura de Bolsonaro que ele classificou de um estadista.

Será?. Vejamos a definição: ‘Estadista ou homem de Estado, na definição de Houaiss, é pessoa versada nos princípios ou na arte de governarativamente envolvida em conduzir os negócios de um governo e em moldar a sua política; ou ainda pessoa que exerce liderança política com sabedoria e sem limitações partidárias.

Para Aristóteles, o que o estadista mais quer produzir é um certo caráter moral nos seus concidadãos, particularmente uma disposição para a virtude e a prática de ações virtuosas. Em Tomás de Aquino, as virtudes e os valores cristãos são inseparáveis da prática política, do buon governo e da figura do rex justus. A cosmovisão do governante inclui felicidade em Deus, homens bons e virtuosos, abnegação cristã (diversa da abnegação republicana), amizade honesta, unidade, paz e comunhão social. O governante pio e virtuoso inspira súditos igualmente pios e virtuosos, pelos quais é amado. A natureza é tomada como modelo para o governo dos homens e o governante tem o papel ordenador análogo ao de Deus. (Fonte: Wikipedia)

Na sequência, Luiz Neto, outro defensor do bolsonarismo, chamou Temer de estadista e atribuiu a ele a reforma da previdência, quando na verdade a única reforma de Temer fez foi a trabalhista. A reforma da previdência , com Temer, parou quando houve a famosa gravação de Joesley Batista e  ele, que até então comprava, via emendas e cargos, o centrão para aprová-la, continuou pagando, mas para não ser cassado.

Justiça seja feita, a reforma da previdência foi a única coisa quase boa que o governo Bolsonaro fez. Chamar Temer, mandar um avião buscá-lo, usar o amigo do ministro Alexandre Moraes, foi uma postura de medroso, ‘de quem tem, tem medo’, como se  poderia dizer numa expressão quase  chula. Chamou Temer, por temer (ficar com medo)

Pedindo vênia aos dois colunistas, de estadistas, Bolsonaro e Temer, não têm nada. Mas Temer é muito melhor.

(Foto: Alan Santos/PR)