Justiça decide sobre recuperação judicial do Hospital do Câncer de Maringá

Fachada antiga do Hospital do Câncer de Maringá, hoje do grupo Guirello

O juiz Juliano Albino Manica, da 3ª Vara Cível de Maringá, deve decidir na próxima semana sobre o pedido de recuperação judicial do Hospital do Câncer de Maringá/Instituto de Hemoterapia Maringá Ltda. O pedido tramita na justiça nhá nove dias.

O hospital e o banco de sangue demitiram funcionários em julho e agosto, que reclamam não ter recebido os direitos trabalhistas. Desde agosto do ano passado o HC é administrado pelo grupo Guirello. Em fevereiro deste ano morreu o diretor executivo Martin Benitez Ramirez, que estava à frente do hospital desde 2018, vítima de complicações ocasionada pela covid-19. Em junho, representando o hospital, Luiz Arthur Moura Guirello participou de reunião na prefeitura para que os hospitais e planos privados não fechassem as portas para pacientes privados.

Cerca de um ano antes, o HC havia reclamado publicamente sobre o atraso no repasse de recursos por parte do SUS, o que foi desmentido pelas autoridades municipais da área de saúde. No mesmo 2019 o blog noticiou que o Hospital do Câncer havia doado dinheiro para campanhas do Partido Progressista, do ex-ministro da Saúde e atual líder do governo Ricardo Barros.

(Foto: Google View)