Vida de gado

Por gado entende-se o conjunto de animais que foram criados pelo homem para aumentar a sua produção, serviços agrícolas, consumo doméstico, comercial ou industrial. Sua criação pode ser dividida em sistema intensivo, semi-intensivo, extensivo, e semiextensivo, segundo o Wikipédia.

Segundo os dicionários é substantivo masculino, conjunto de animais criados no campo, rebanho, armento, vara, fato. Gado grosso, equinos, bovinos, gado miúdo, porcos, cabras, carneiro.

Cresci acompanhado gado de perto, pois meu pai era um pequeno criador e negociante, nos tempos de tocar boiada a cavalo. Até insistiu para eu fosse um trabalhador no ramo de tocar gado, expressão que sítio era falada sem o r no verbo tocar, produzindo cacofonia que espelha bem o momento de muitos eleitores de Bolsonaro (tôcagado).

Há que use a palavra gado com referência a eleitores e seguidores do atual presidente, mas não eu meu caso, pois respeito a cegueira daqueles que não enxergam o que salta aos olhos, os defeitos, e as enganações tanto de Bolsonaro, quanto de Lula.

Mas há uma música que retrata, como gado, o sofrido povo. Ouçamos e reflitamos sobre a letra:

(Foto: Gilson Abreu/AEN)