Em nota, Conselho Municipal de Políticas Culturais sai em defesa de obras e artistas criticados por dois vereadores

O Conselho Municipal de Políticas Culturais de Maringá divulgou nesta tarde uma nota de repúdio a propósito de críticas feitas por dois vereadores a projetos contemplados pelo Prêmio Aniceto Matti e Arte Ponto a Ponto. Os dois vereadores, não citados no texto, pertencem ao Pros e ao PSC. A nota fala em construção de “palanques polarizados” e “vieses oportunistas” nas críticas – que gente da área cultural considera completamente fora de contexto. “Todo debate se faz necessário, mas é importante conhecimento e diálogo para a busca de conhecimento”, diz trecho da mensagem, assinada por Alan Rogériop Gaitarosso, presidente do CMPC, que sai em defesa das obras, dos artistas e da Secretara de Cultura. Confira a íntegra da nota:

Essa semana, dois dos projetos artísticos contemplados em editais de incentivo e fomento à cultura de Maringá, o Prêmio Aniceto Matti e Arte Ponto a Ponto, receberam críticas públicas de dois vereadores.

No segundo caso, outra vereadora postou em suas redes sociais um vídeo desqualificando uma obra resultante de projeto aprovado por uma comissão de avaliação qualificada e técnica. Sua narrativa questiona que a obra apresenta nudez em via pública, tendo sido instalada em um ponto de ônibus que tem grande circulação de jovens e crianças.

Pois, digamos que o corpo nu é o motivo mais antigo explorado por artistas. A nudez não é necessariamente erótica, ou pornográfica, o que para tanto depende de uma contextualização. A arte em questão não infringe nenhuma lei ou recomendação para que pudesse ser exposta, e também se faz necessária para refletirmos sobre esse caractere
erotizante que desprendemos sobre os corpos nus. Vale ressaltar que a imagem, ora citada, não está nítida e que sugestiona a reflexão, que é justamente o papel da arte.

Portanto, o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Maringá se pronuncia em defesa das obras, dos artistas e da Secretaria Municipal de Cultura que, por meio de políticas públicas de Estado vem proporcionando a produção, a circulação, o pensamento crítico e fruição de arte e cultura por toda a cidade.

Sem mais,

Conselho Municipal de Políticas Culturais
Alan Rogério Gaitarosso

Presidente Gestão 2020-2022