Guarda-chuvas!

Henri Jean Viana – Interino

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) previu ontem, chuvas em todo o Paraná a partir de hoje. As ondas de chuva vêm dos países vizinhos, tangidas para o sul ao longo dos Andes.

COMPRA COM SEGURANÇA
Se o governador Ratinho Júnior assinar nova lei proporcionará segurança para quem comprar carro usado no Paraná. O projeto de lei 459/2019 foi apresentado pelos deputados estaduais Homero Marchese e Soldado Fruet (Pros) e estipula informações oficiais sobre procedência e situação de cada veículo oferecido para transação.

CONSULTA EXTENSA
Aprovada ontem na Assembleia Legislativa permitirá consultar no site do Detran várias informações sobre veículos. Entre elas: km da última transferência; registros de furto, roubo, acidente e incêndio com detalhamento de danos; adulteração ou clonagem, bloqueio por decisão administrativa ou judicial, proibição de alienação ou circulação, etc.

SEQUESTRO AMOROSO
Em Ivaiporã, um jovem ligou para a polícia denunciando que estava sendo mantido em cárcere privado por uma mulher. Como ele está com uma perna quebrada, ela conseguia impedi-lo de deixar a casa. Presa por agredir PMs que atenderam a ocorrência, a mulher disse vai matar o namorado.

MARMITEX CONTAMINADO
O Tribunal de Contas do Paraná acaba de impedir a sequência de uma licitação da prefeitura de Paiçandu. O processo para comprar marmitex para trabalhadores está contaminado por três vícios que facilitariam a participação de alguns concorrentes. Houve defesa do município, mas é preciso ajustar a licitação.

IPTU COM TAXA EXTRA
O TCE-PR também aborda a prefeitura de Cascavel. Ela não pode cobrar taxa de expediente pela emissão e remessa de carnês para recolhimento de tributos municipais. No caso específico do processo de denúncia, para enviar carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

XUXA CHUCHANDO
Até a velhota Xuxa, “rainha dos baixinhos”, quem diria, está chuchando (no sentido de cutucar) o presidente Bolsonaro por questões que envolvem vacinação e pandemia. Acaba inclusive de xingá-lo e está convocando as pessoas que assinem documentos para o impeachment do presidente.

MÃOS À OBRA
O vereador Altamir do Santos passou o final de semana recolhendo lixo no Ribeirão Maringá, riacho que bordeja o limite do conjunto Ney Braga. Normalmente calmo, Altamir estava irritado por descobrir que tem empresa poluindo aquele curso de água urbano.

PLÁSTICOS E PEIXES
Além de dezenas de sacos com embalagens plásticos e todo tipo de lixo, o vereador recolheu também dezenas de peixes mortos: piaus, lambaris, tilápias, bagres. A quantidade e variedade indicam poluição forte. A denúncia já foi encaminhada para ações da Secretaria do Meio Ambiente.

GOLPE DE BRINQUEDOS
Em Matelândia o MP levantou um golpe que teria muito mais vítimas no final do ano: a venda “fria” de motocicletas e carrinhos elétricos para crianças. Dois estelionatários lesaram – pelo menos até agora – 45 compradores que pagaram e não receberam os produtos oferecidos pela internet.

CENÁRIO DE CONFIABILIDADE
Segundo o MP, os golpistas tinham até assessoria de marketing divulgando ações positivas – para cerca de 20 mil pessoas – como entrega de bens adquiridos. O MP quer, hoje, a devolução de R$ 175.947,00 para compradores. E continua recebendo diariamente reclamações de mais pessoas lesadas.