Raios-X de Oportunidades é ‘passaporte’ para atrair investimentos

Rogério Aparecido Bernardo, presidente da Amusep, fala durante o encontro na UEM

O “Raios-X de Oportunidades” passa a ser uma ferramenta essencial para os prefeitos tomarem decisões mais assertivas e se credencia a ser o principal “passaporte” da região para atrair investimentos e gerar mais riquezas. Foi a conclusão dos gestores públicos que participaram da reunião mensal da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep). O encontro ocorreu na manhã desta sexta-feira, no Auditório da Biblioteca Central, localizado no campus sede da Universidade Estadual de Maringá.

Mais uma iniciativa da parceria entre a Amusep e a UEM, na etapa inicial, o “Raios-X” reúne informações de 14 municípios da região. Para o presidente da Associação, prefeito de Ângulo, Rogério Aparecido Bernardo, o estudo contempla dados sobre infraestrutura disponível; oferta de terrenos e barracões para a instalação de empresas; número de vagas nas creches e escolas; capacidade de atendimento na área da Saúde; entre outros. “Os gestores precisavam de um amplo levantamento sobre a realidade das cidades, que eles administram, e o Raios-X preenche esta lacuna”, destaca.

PASSO Á FRENTE – De acordo com o reitor da UEM, Júlio César Damasceno, a apresentação do relatório inicial do estudo é um “fato histórico” para a Universidade. “É mais um passo à frente para irmos longe, com segurança e de forma organizada e coordenada. Mais uma prova de que a Amusep é uma região diferenciada, onde impera o trabalho integrado”, ressalta. Ele acrescenta que, internamente, o levantamento é considerado um “pilar vital” para construir a ponte para aproximar os pesquisadores da instituição das necessidades vividas pelos prefeitos e pela comunidade regional.

O prefeito em exercício de Maringá, Edson Scabora, afirma que, com um diagnóstico da dimensão do Raios-X, os gestores têm mais clareza para decidir. “Vivemos tempos difíceis, com escassez de recursos e alta demanda pelos serviços públicos. Nós, os administradores dos municípios, temos que ser cada vez mais profissionais e eficientes. O levantamento apresenta o perfil e os indicadores que necessitávamos para trafegarmos pelos caminhos que conduzem ao progresso”, declara. Scabora comanda a Prefeitura de Maringá, porque o prefeito Ulisses Maia integra comitiva do Paraná que está nos Emirados Árabes Unidos, onde participa da Expo Dubai.

REGIÃO EM NÚMEROS – Para o professor Julyerme Matheus Tonin, coordenador do Grupo de Estudos sobre Desenvolvimento Regional (GDR), vinculado ao Departamento de Economia da UEM, responsável pelo levantamento de dados e pela elaboração do relatório sobre o Raios-X, o estudo será ampliado para contemplar os 30 municípios da região da Amusep. Com o cenário global, será possível definir indicadores próprios e fazer análises periódicas sobre o comportamento dos números regionais. “É um processo dinâmico que requer atualizações frequentes, porque, a partir de agora, os prefeitos estão mobilizados e a tendência é de mudanças nas leis e políticas públicas de atração de investimentos”, comenta.

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO – Presente ao encontro mensal dos prefeitos da Amusep, o superintendente-geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nélson Bona, anunciou a criação de uma Agência de Desenvolvimento e Inovação Regional. A estrutura vai ser um escritório de elaboração de projetos, composto pelos alunos de mestrado e doutorado da UEM, sob a orientação dos professores da Universidade. “A Agência vai atender às demandas dos pequenos municípios, que carecem de corpo técnico, e têm dificuldade para conseguir recursos e executar obras, por causa da falta de projetos”, diz.

PRIORIDADE DE GOVERNO – Bona também informou que a proposta da Unidade Mista de Desenvolvimento Territorial (UMDT), outra ação da parceria entre a Amusep e a UEM, está na mesa do governador para ser assinada. O programa que conta, ainda, com a participação do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR) e do Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), é uma iniciativa inédita no Estado e, por ser inovadora, precisou de vários ajustes para atender os critérios técnicos e legais.

O superintendente da Seti destaca que a UMDT é relevante e estratégica, pois retrata uma das prioridades do Governo Ratinho Júnior. “Primeiro, porque estreita a relação entre a Universidade e a comunidade regional. Segundo, porque foca na geração de riqueza; abertura e manutenção de empregos; valorização das potencialidades dos municípios; fixação do homem do campo; melhoria da qualidade de vida e bem-estar da população”, frisa.

SAÚDE – Ederlei Ribeiro Alkamim, diretor da 15ª Regional de Saúde, também, participou da reunião mensal da Amusep. Ele fez a entrega de um kit de camisetas do Outubro Rosa, tradicional campanha sobre a prevenção do câncer de mama, destinadas para os profissionais da área. Aproveitou para atualizar os dados sobre a campanha de vacinação contra a COVID-19. Na região, mais de 95% da população, com mais de 18 anos, já recebeu a primeira dose do imunizante. Anunciou, ainda, que para 2021, o Governo do Estado vai investir R$ 50 milhões, para a realização de cirurgias eletivas.

HISTÓRICO – O Raios-X de Oportunidades é mais uma iniciativa da entre a Amusep e a UEM. A ideia surgiu, no fim de janeiro deste ano, durante uma visita do presidente da Associação ao reitor da Universidade. Em abril, os 30 prefeitos da região receberam um questionário, cujas respostas serviram de base para a elaboração do relatório apresentado nesta sexta-feira, durante reunião mensal da Associação. (Amusep)

(Foto: Divulgação/Amusep)