A tática da desinformação e das fakes

Era claro e ontem ouvi do próprio Bolsonaro, na sua ‘tradicional live’, o quanto ele incentiva a desinformação do povo, sobretudo os bolsonaristas, até usando fakes contra órgãos de imprensa que são críticos ao governo. Falou claramente o incentivo para que não se assistam o jornalista da Globo, não leiam a Folha de São Paulo, Antagonista… CNN.

Já tínhamos percebido isso entre amigos e parentes e minha esposa comentou que é uma tática bolsonarista. Não assistindo o Jornal Nacional, nem o Fantástico, as pessoas perdem informações relevantes de falhas do governo e ficam desinformadas pela Record, Jovem Pan, Rede TV e outros órgãos amigos que não batem, não porque vejam falhas, mas por interesses que nós sabemos quais.

Que não se assistam certas novelas, como Verdades Secretas, programas como o Big Brother e outros que alguns consideram lixo, tudo bem. Eu também não assisto. Mas daí a abrir mão do Jornal Nacional, do Fantástico, deixar de acompanhar a Globo News, CNN, perdoem-me petistas, antes e agora bolsonaristas, só porque a emissora criticava Lula e agora critica Bolsonaro, mostrando os erros de seus governos, é pouco inteligente e faz o jogo dos líderes, que os abastece, muitas vezes com informações fakes, e no caso de Bolsonaro, sua família e parceiros como esse Alan Santos é ‘conto do vigário’.

Para os analfabetos funcionais até é compreensível, mas pessoas com formação e capazes de saber o que é verdade e o que fake, é inacreditável. Não quero e não sou melhor que ninguém, mas assisto e tiro minhas conclusões. Claro que quando percebo que jornalismo é chapa branca, não dou tanta audiência, mas mesmo assim não abandono totalmente.

Bolsonaro é quase insuportável falando, mas algumas vezes vejo suas lives e ontem foi claro para minha a sua tática de  estimular a desinformação dos seus cegos seguidores, muitos até com visão.

Como diria Pâmela, há canais como o Terça Livre, que é preciso assistir com um balde ao lado, mas… Ainda bem que o ministro Alexandre de Moraes foi firme e duro, provando que não houve acordo e na verdade Bolsonaro arregou, afinou. Curioso é que Bolsonaro não tocou no assunto e nem fala mais do Zé Trovão, Roberto Jefferson, Sérgio Reis e outros organizadores do famosos atos contra a democracia, em que muitos acreditaram que o STF seria fechado e Barroso e Moraes seriam escorraçados.