Moro apenas se solidarizou com Fachin

Ouvi de uma amiga, que até tenta parecer não avessa à candidatura de  Moro, mas não consegue esconder o lado ‘bolsonarista raiz’, que o ex juiz terá dificuldades para explicar o que ela diz teria sido um elogio ao STF e ao ministro Fachin (foto), após os mesmos terem soltado Lula.

Não é verdade absoluta. A postagem a que ela se refere é a a seguinte:

‘Repudio ofensas e ataques pessoais ao Ministro Edson Fachin do STF, magistrado técnico e com atuação destacada na Operação Lava Jato. Qualquer discordância quanto à decisão deve ser objeto de recurso, não de perseguição.1:22 PM · 12 de mar de 2021·Twitter Web App’

Como se vê, Moro repudiou e solidarizou com Fachin, que numa tentativa de salvar a lava jato, decidiu monocraticamente que Curitiba não era o foro adequado para julgar Lula e com isso buscava impedir que o Ministro Gilmar Mendes conseguisse, na turma, decidir pela suspeição do ex-juiz, após vistas de dois anos e oito meses, segurando o processo até a aposentadoria do Ministro Celso de Melo.

Fachin apenas queria que os processos fossem novamente julgados em Brasília ou SP, exatamente como estavam, ou que significaria, quase com certeza ,as ‘recondenações’. Com a decisão de Fachin esperava-se que a manobra de Gilmar Mendes perdesse o objeto, mas espertamente ele julgou, mudou o voto da Ministra Carmem Lúcia, sabe-se lá como, e a decisão que estava com maioria favorável por 3×2, virou contra.

Posso estar errado e não fosse a modéstia, diria que estou ‘coberto de razão’. Não é verdade, caro Aguinaldo, diria outro amigo, que sempre pede confirmação de suas opiniões.

O assunto foi notícia aqui, aqui e aqui.

(Foto: Abdias Pinheiro/TSE)