Caracol indiano perigoso, achado em Maringá em 2019, agora pode estar em sete estados brasileiros
Uma espécie invasora de caracol, chamada Macrochlamys indica, chegou ao Brasil e está sendo investigada em pelo menos sete estados brasileiros; em dois (Paraná e São Paulo) sua presença está confirmada. Os primeiros relatos de avistamento ocorreram em 2019, na região de Maringá. Natural da Índia, o bicho, apesar de ser pequeno e parecer inofensivo, já foi associado à destruição de plantações em diversos países e é um possível hospedeiro de vermes causadores de doenças gastrointestinais e até de meningite. A informação foi publicada em reportagem de Maurício Businari, no UOL.
O ecólogo e professor doutor em Ecologia da Unesp de São Vicente Marcos Bornschein esteve na região de Maringá pessoalmente, para colher dados e imagens. Segundo ele, em alguns locais a infestação era impressionante. “Para se ter ideia, em uma única árvore, um ingá, pude avistar centenas e centenas desses caracóis circundando e cobrindo o tronco desde o solo até uma altura de 2,5 metros”, conta o professor. “A abundância desse caracol é assustadora”.
Nas últimas semanas, pesquisadores da Universidade Estadual Paulista identificaram o animal também em municípios de São Paulo e verificaram relatos em Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Goiás. Leia mais.
(Foto: Arquivo Pessoal/Marcos Bornschein )