Ícone do site Angelo Rigon

Caracol indiano perigoso, achado em Maringá em 2019, agora pode estar em sete estados brasileiros

Uma espécie invasora de caracol, chamada Macrochlamys indica, chegou ao Brasil e está sendo investigada em pelo menos sete estados brasileiros; em dois (Paraná e São Paulo) sua presença está confirmada. Os primeiros relatos de avistamento ocorreram em 2019, na região de Maringá. Natural da Índia, o bicho, apesar de ser pequeno e parecer inofensivo, já foi associado à destruição de plantações em diversos países e é um possível hospedeiro de vermes causadores de doenças gastrointestinais e até de meningite. A informação foi publicada em reportagem de Maurício Businari, no UOL.

O ecólogo e professor doutor em Ecologia da Unesp de São Vicente Marcos Bornschein esteve na região de Maringá pessoalmente, para colher dados e imagens. Segundo ele, em alguns locais a infestação era impressionante. “Para se ter ideia, em uma única árvore, um ingá, pude avistar centenas e centenas desses caracóis circundando e cobrindo o tronco desde o solo até uma altura de 2,5 metros”, conta o professor. “A abundância desse caracol é assustadora”.

Nas últimas semanas, pesquisadores da Universidade Estadual Paulista identificaram o animal também em municípios de São Paulo e verificaram relatos em Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Goiás. Leia mais.

(Foto: Arquivo Pessoal/Marcos Bornschein )

Sair da versão mobile