Diferença entre marketing e comunicação

Quando se fala em vendas de produtos, pode-se dizer que o marketing é responsável pela venda do produto, enquanto a comunicação define a forma como esse produto será anunciado, chegando ao seu público alvo. É papel da área de comunicação fazer com que o cliente crie interesse por um produto e claro, o compre.
Para entender o marketing no setor público e, consequentemente, o papel da comunicação nesse cenário, é pertinente considerar que as definições e aplicabilidades no setor privado são necessárias e úteis, pois traçam conceitos e métodos de atuação que podem, até certo ponto, serem entendidas na ótica pública. Entretanto, como o setor público se guia por outra lógica, é urgentemente necessário delinear os pressupostos de marketing às lógicas das instituições públicas, considerando desde a forma de atuação dos órgãos às leis que estão expostas, às formas de governança e aos serviços públicos que oferecem. (Fonte: Comunicação e Marketing no Setor Público: diferentes abordagens para a realidade brasileira, de Layon Carlos Cezar – aqui)
Pessoalmente, entendo que é preciso mais comunicação no setor público. Sobre marketing, se for como aquele feito por Bolsonaro, que se dizia palmeirense e se vendeu como flamenguista, o tiro pode ter saído pela culatra, para usar uma imagem ‘armamentista’. Sobre comunicação, Bolsonaro é péssimo, Lula dá suas derrapadas, e, portanto, precisamos de uma terceira via, ‘firme e forte’, como diria Cida. ‘Se a gente fala, a gente faz, diria Silvio’.