Deputado critica secretário por possível troca no 4º BPM

Parlamentar divulgou trecho da conversa em grupo de mensagens

O deputado estadual Delegado Jacovós (PL), vice-presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, que tem chamado incompetente o secretário estadual de Segurança Pública, coronel Rômulo Marinho Soares, divulgou hoje em um grupo de mensagens do WhatsApp trecho de conversa em que diz ao próprio titular da pasta que ele não tem o comando da Polícia Civil nem da Polícia Militar. “O restante do q falei para o coronel Marinho, não vou nem divulgar, em respeito a ele, mas não foram coisas agradáveis”, acrescentou.

A manifestação do deputado em relação ao coronel Marinho foi em razão da informação extraoficial de que haverá mudança no comando do 4º Batalhão da Polícia Militar de Maringá. O tenente-coronel Márcio Antonio dos Santos assumiu como comandante do BPM em outubro do ano passado. “Já passei a mensagem, para o secretário de segurança do Estado! Fui bem claro lá, disse q ele é um incompetente, como já tenho falado publicamente!”. Segundo o deputado, estes fatos acontecem porque na Secretaria de Segurança “temos uma Rainha da Inglaterra, só está lá pelo posto, não sabe nada do que acontece na segurança pública, e parece q nosso governador endossa essas barbaridades!”, escreveu, acrescentando que a mudança é uma falta de respeito com as lideranças de Maringá.

O secretário coronel Marinho (esq.) com Sergio Moro e Jair Bolsonaro

O coronel Romulo Marinho Soares é da turma de oficiais da Academia Militar das Agulhas Negras de 1986. Na Amam também se formou o atual presidente da República, Jair Bolsonaro. Marinho tem mestrado em Ciências Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (1994) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002).

Fez especialização em Gestão de Assessoramento de Grandes Comandos Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (2010) e atuou nas áreas de administração e logística, educação e cultura, assistência social. Foi também coordenador das atividades do Exército relacionadas à Copa do Mundo de 2014, nas sedes Curitiba e Foz do Iguaçu, além de assessor institucional e parlamentar da 5ª Divisão de Exército, responsável pela articulação política do Exército no Paraná e em Santa Catarina.

(Foto: Agência da Notícia)