Covid-19 está acabando, Tupan? Tenho dúvidas…

Meu grande amigo Fernando Tupan, comemorando a redução do números de casos da covid-19, disse  que acredita que a  doença esteja vencida,  mas devemos nos preocupar com a ômicron.

Confesso que fiquei confuso e acredito que outros ouvintes/telespectadores também, pois entendo que a ômicron é uma variante ou cepa da covid-19, logo não se pode acreditar  que a pandemia esteja acabando. Mas como o Tupan é pessoa antenada, na capital, na era digital, posso estar errado, e os microfones da verdade, da Jovem Pan, não podem passar informações equivocadas, fui buscar mais informações.

Encontrei no site Brasil de fato matéria cujo link deixo ao final, o seguinte, em resumo: ‘O mundo encerra o segundo ano de pandemia de covid-19 com mais incertezas sobre o fim da crise sanitária. Apesar mais de 50% da população global ter sido vacinada com pelo menos uma dose, a distribuição dos imunizantes ainda é muito desigual. Isso, somado à escassez de medidas de isolamento social, criou o ambiente para o surgimento de novas variantes do vírus sars-cov2.

Em 2021, a Organização Mundial da Saúde declarou três cepas como “variantes de preocupação”, determinadas a partir do aumento da gravidade, transmissibilidade, redução da resposta imunológica e mudanças na estrutura genética do vírus: a gama, a delta e a ômicron. 

Ômicron – A última cepa identificada do vírus possui cerca de 50 alterações no padrão genético – o maior número já identificado -, sendo 32 mutações na proteína S, o que fez com que em apenas duas semanas do seu reconhecimento, a OMS a declarasse como variante de preocupação. 

A conclusão que chego é que a pandemia da covid-19, inspira preocupação e precisamos vacinar, vacinar, vacinar, inclusive as crianças. Usar máscaras, enfim, continuar com todos os cuidados, até que tenhamos absoluta certeza que a pandemia acabou.~’ Leia mais aqui.

Não entenda como crítica e caso entenda, caro Tupan, é construtiva, com a intenção de levar informação de qualidade, pois um povo desinformado, como querem Bolsonaro e bolsonaristas mais radicais, que não é o seu caso, pode  sofrer consequências trágicas. Boas férias, boas festas!  

PS. Vou rever a gravação do programa, pois posso ter entendido errado. Se estiver, darei mãos à ‘precatória’, como dizia um vereador em São João do Ivaí.

(Foto: NIAID)