Infringindo o Código de Ética

Pelo menos dois profissionais da medicina, um médico da dor e reumatologista e um oftalmologista, infringem a legislação ética em propagandas veiculadas em emissoras de rádio de Maringá. De acordo com o Código de Médica Ética, nas publicidades ou propagandas deverá constar o nome completo do médico, número de inscrição junto ao CRM-PR, especialidade ou área de atuação (no máximo duas) acompanhada do número de Registro de Qualificação de Especialista no seu respectivo CRM”.

Da mesma forma, reforça o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, é proibido em anúncios profissionais de qualquer ordem a omissão de “seu número no Conselho Regional de Medicina, com o estado da Federação no qual foi inscrito e Registro de Qualificação de Especialista (RQE) quando anunciar a especialidade”. No caso de anúncios de estabelecimentos de saúde, devem constar o nome e o número de registro, no Conselho Regional de Medicina, do diretor técnico.

“A Ética Médica é um dos pilares fundamentais de nossa profissão, juntamente com a formação e a aquisição continuada do conhecimento científico. Ao lidarmos diariamente com a dor e a fragilidade humanas, temos necessidade de padrões de comportamento e atuação que somente a Ética profissional pode fornecer. Por mais que à nossa volta os tempos estejam nebulosos e os comportamentos cada vez mais fluídos, diante do paciente, dos colegas e da sociedade são necessários marcos que sirvam de guia e, quando for o caso, de limite para nossa ação”, diz trecho de texto do CBO que comenta o tema.

(Foto: Pixabay)