Mandaguari só vacinará público infantil no sábado

Mesmo com as vacinas pediátricas contra a covid-19 sendo disponibilizadas aos 30 municípios da microrregião desde sábado, 15, a Prefeitura de Mandaguari só começará aplicar os imunizantes no sábado que vem, dia 22. As 180 doses que foram destinadas ao município só foram retiradas na 15ª Regional de Saúde na tarde de ontem, quando boa parte das prefeituras já estava vacinando o público alvo ou anunciando como seria o cronograma de imunização.

Ainda na segunda a tarde a Prefeitura publicou uma nota no site oficial dizendo que que apesar de ter recebido os imunizantes, ainda não havia data prevista para o início da aplicação. A publicação dava a entender que a culpa pela indefinição seria da 15ª Regional de Saúde. “A Secretaria Municipal de Saúde aguarda o posicionamento da 15ª Regional de Saúde para iniciar a aplicação dos imunizantes”, dizia a nota.

Horas depois, ao ser questionado sobre quais orientações estariam pendentes, uma vez que outras cidades já estavam aplicando as doses recebidas, o chefe da regional, Ederlei Alkamim, foi taxativo. “As orientações são uniformes para os 30 Municípios. Disponibilizamos a vacina no sábado para na sequência aplicarem”, afirmou.

Diante do posicionamento de Alkamim, a prefeitura então mudou a versão. “Houve, de fato, uma falha na comunicação entre a Secretaria e a 15ª Regional de Saúde”, informou a assessoria de imprensa do município. Em seguida foi anunciado que a vacinação das crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência só acontecerá no próximo sábado.

CAOS NA SAÚDE E FILHOTES DE CÃO – Nesta segunda-feira também circulou em grupos de WhatsApp um vídeo mostrando a superlotação em uma das unidades básicas de saúde de Mandaguari. Na gravação os moradores reclamam do atraso no atendimento e da falta de informações sobre a disponibilidade de testes para covid. No final da tarde a prefeita, Enfermeira Ivonéia, e a secretária de Saúde, Ane Lucena, fizeram uma live nas redes sociais dizendo que o atendimento está demorando porque vários servidores estão afastados com covid e pedindo paciência às pessoas que precisarem de atendimento nas UBSs.

Em seguida a prefeita compartilhou um segundo vídeo em suas redes sociais, desta vez para dizer sua cachorra havia dado à luz a dois filhotes. O vídeo, que havia sido gravado no final de semana, revoltou muitos pais de crianças que fazem parte do grupo prioritário que estaria sendo vacinado. “É uma falta de respeito. Enquanto as vacinas que deveriam estar sendo aplicadas nos nossos filhos estão paradas na Secretaria de Saúde e as pessoas estão sofrendo nas filas a espera de atendimento médico, a prefeita está preocupada em ir para as redes sociais mostrar seus animais de estimação”, disse a mãe de uma criança autista.

(Foto: Geraldo Bubniak/AEN)