Comissão pode avaliar impactos da seca no sul
O deputado federal Enio Verri (PT), em conjunto com o líder da bancada do Partido dos Trabalhadores e os deputados do Paraná e do Rio Grande do Sul, solicitou nesta semana ao Congresso Nacional a criação de uma Comissão Temporária Externa para acompanhar os impactos econômicos e sociais da longa estiagem no sul do país e elaborar relatório com diagnósticos e propostas de políticas específicas. O intuito é minimizar os efeitos da seca na agricultura e no abastecimento de água e alimentos nos três estados do sul do país. O requerimento foi enviado ao presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco.
De acordo com o deputado Enio Verri, a comissão representativa irá avaliar e debater se as atuais medidas tomadas pelo governo federal em relação à estiagem – por meio de seus órgãos responsáveis -, são efetivas e se garantem a assistência necessária e imediata à população prejudicada.
“O Brasil enfrenta um contraste climático extremo com enchentes no Sudeste e Nordeste e com a maior crise hídrica em décadas no Centro-Sul do país. Em todas as situações de desastres naturais, quem sofre é o povo. No caso da seca, além da queda na produtividade, desemprego no campo e mais inflação nos preços dos alimentos, temos ainda o risco de apagão elétrico, pois o governo federal havia negligenciado o planejamento energético e subestimado os custos futuros da garantia de energia. Por isto, a criação desta comissão é tão importante”, defende Verri. Leia mais.