Desvio em obra feita por empresa maringaense investigada na Operação Rolo Compressor teria sido de R$ 60 milhões

Servidores públicos do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes e empresas responsáveis pela execução de obras contratadas pelo órgão no Paraná foram o alvo da Operação Rolo Compressor, deflagrada pela Polícia Federal em parceria com a Controladoria-Geral da União e Receita Federal. Em Cascavel, foram cumpridos mandados relacionados à duplicação de trecho da BR-163, com Marmelândia, que teria causado um prejuízo de R$ 60 milhões, somente com sobrepreço e superfaturamento. A obra está paralisada há meses, por decisão da construtora. A informação é do jornal O Paraná. O superintendente regional do Dnit, José Carlos Beluzzi, que teria sido indicado em 2020 pelo deputado federal Ricardo Barros (PP), foi afastado do cargo e teve os bens bloqueados.

A duplicação de 74 quilômetros entre Cascavel e Marmelândia, distrito de Realeza, foi iniciada em 2014 e até hoje não concluída. Inicialmente a obra foi orçada em R$ 579 milhões e hoje já se gastaram mais de R$ 706 milhões. A obra é feita pela Construtora Sanches Tripoloni, de Maringá, ligada ao líder do governo Bolsonaro na Câmara Federal, que também havia construído o Contorno Norte – que, previsto para custar R$ 120.246.578,83 teve custo final de R$ 411.737.950,27 (valores de 2013), três anos depois, deixando oito viadutos de uma perna só, somente agora construídas, gastando-se mais R$ 16,9 milhões. O Contorno Norte foi viabilizado por Barros, que recentemente conseguiu recursos federais para iniciar o Contorno Sul Metropolitano, obra que deve passar de R$ 1 bilhão.

Segundo a controladoria, os desvios dos recursos públicos desta obra causaram grande prejuízo à população e ao setor produtivo, já que a BR-163 é uma das rodovias mais importantes para o estado do Paraná e para o país em razão de sua importância estratégica para o escoamento da produção agrícola e integração das regiões sul e norte. Em setembro de 2020, pouco antes da nomeação do novo superintendente do Dnit, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, comentou nas redes sociais que a rodovia “é principal ligação do oeste paranaense e importante corredor comercial para o Mercosul, margeando as fronteiras do Paraguai e da Argentina”.

(Foto: Redes sociais)