Triste, revoltante ou lamentável?

Muitas vezes ouvimos a palavra triste em situações revoltantes e lamentáveis. No Pan News, jovens comentaristas usam o triste com certa frequência. Hoje não foi diferente e Luiz Neto disse que ‘é triste’ que o Hospital da Criança ainda não tenha sido inaugurado. Já Pâmella, que também usa com certa frequência a palavra, desta vez foi mais assertiva (outra expressão muito usada por Neto), dizendo que é lamentável.
Triste é um adjetivo de dois gêneros que exprime tristeza, comovente, enternecedor. Em casos de corrupção, desvios, e situações eleitoreiras, como o caso do hospital, fico mais com o Paulo, é falta de vergonha, mais revoltante que lamentável.
Sem querer ensinar ninguém, entendendo que em nossas falas muitas vezes algumas palavras saem sem filtro do cérebro, sugiro uma reflexão sobre todas as vezes que usarmos a palavra triste, ou expressões como ‘coisa triste’, tenhamos o cuidado de substituir pelo termo mais adequado. Triste é a destruição e mortes provocadas por uma invasão injustiça da Rússia à Ucrânia.
(Foto: Governo da Ukrânia)