Justiça cumpre reintegração de posse no Socavão

A reintegração de posse da Fazenda Quebrada Funda, no distrito de Socavão (foto), foi cumprida na manhã de ontem, informa Walter Téle Menechino no DC Mais, de Ponta Grossa. Os 240 alqueires ficam no interior do distrito rural de Castro e estavam sendo irregularmente ocupados por prepostos de quem reivindica a propriedade de 11 mil alqueires na região, tendo por base contratos particulares de compra e venda de uma matrícula que é objeto de investigações policiais e disputas judiciais em esferas municipal, estadual e federal.

Só para lembrar, documentos falso teria sido usado como derivado da subdivisão da matrícula 1.085 do Registro de Imóveis de Castro, que, junto com outras duas, são objeto de inquérito no Ministério Público. “Existem duas averbações que expressamente mencionam a possibilidade dessa área não existir de fato. Essas matrículas, inclusive, serviram de caução para “dívidas estratosféricas”. O georreferenciamento realizado pela empresa Sabe – Comércio e Distribuição de Manufaturados Ltda. foi protocolado na vigência da Medida Provisória 910, de dezembro de 2019, que permitia a certificação sem que houvesse a necessidade da assinatura dos confrontantes (vizinhos). Essa Medida Provisória ficou vigente por apenas cinco meses, muito bem aproveitados por quem agora reivindica a posse das áreas”, diz o texto.

Esses documentos, acrescenta, ficaram famosos durante a CPI da Covid no Senado Federal, que detectou a inexistência destes imóveis derivados da matrícula 2085 do Registro de Imóveis de Castro, que foram ofertados em garantia para compra da vacina Covaxin pelo FibBank. Leia mais.

(Foto: Socavão)