Nomeação na Anvisa opõe Queiroga e Barros

A médica Cristiane Jourdan Gomes, diretora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, tenta prorrogar o seu mandato no órgão regulador no momento em que o governo trabalha para emplacar no mesmo cargo o advogado Daniel Meirelles, assessor do ministro Marcelo Queiroga (Saúde). A informação é de Mateus Vargas, na Folha de S. Paulo.

A ideia de Gomes é só deixar a agência em 4 de novembro de 2025, apesar de o fim de seu mandato estar marcado para o próximo dia 24 de julho. Cristiane, que teria o apoio de Ricardo Barros (PP), líder do governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados, comanda a diretoria da Anvisa responsável pela análise de agrotóxicos, produtos para a saúde, cigarro e cosméticos.

A médica, no entanto, nega o apoio. “Não é meu apoiador. É uma pessoa que admiro muito, com relação à atuação política, um grande político, talvez um dos maiores políticos da atualidade. Não é meu apoiador. Meu apoiador é Deus”, disse a diretora. Em fevereiro de 2021, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Barros falou em “enquadrar” a Anvisa diante de demora no aval para as vacinas contra covid. Leia mais (para assinantes).