“Peabiru” está na trilha de Pantanal
O cantor e compositor Almir Sater gravou “Peabiru” em seu novo álbum, e a música está na trilha da novela Pantanal, da rede Globo, em que atua. A canção é fruto de parceria com Paulo Simões, foi finalizada em março e mixada em Nashville, nos Estados Unidos. “Quem souber podia me dizer/Como é que eu faço pra pegar/A velha estrada do Peabiru/Que vem lá de Santa Catarina, Paraná/Araguaia acima, e atravessa a América do Sul”, diz a letra. Confira a letra ao final do texto.
No final do ano passado, o governo do estado anunciou o resgate da trilha histórica do Caminho do Peabiru, um trecho de 1.550 quilômetros de extensão que percorre 86 municípios e 29 distritos administrativos (leia mais). O Caminho do Peabiru visa resgatar, proteger e fomentar o turismo e a cultura das cidades que circundam a trilha histórica. Os caminhos são ramificados e vão de Paranaguá a Peabiru (800 km passando por 30 municípios), de Peabiru a Foz do Iguaçu (450 km e 36 municípios) e de Peabiru a Guaíra com (300 km e 18 cidades).
As cidades participantes são Altamira do Paraná, Alto Alegre do Iguaçu, Altônia, Anahy, Antonina, Araruna, Assis Chateaubriand, Barbosa Ferraz, Boa Esperança, Boa Ventura do São Roque, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Campina da Lagoa, Campina Grande do Sul, Campo Bonito, Campo Largo, Campo Magro, Campo Mourão, Cândido de Abreu, Capanema, Capitão Leônidas Marques, Carambeí, Castro, Catanduvas, Céu Azul, Colombo, Corumbataí do Sul, Curitiba, Farol, Fênix, Formosa do Oeste, Foz do Iguaçu, Francisco Alves, Goioerê, Guaíra, Ibema, Iguatu, Iretama, Janiópolis, Jesuítas, Juranda, Lindoeste, Luiziana, Mamborê, Manoel Ribas, Maripá, Marmeleiro, Matelândia, Medianeira, Nova Cantu, Nova Prata do Iguaçu, Nova Santa Rosa, Novas Tebas, Palmeira, Palotina, Paranaguá, Peabiru, Pinhais, Piraí do Sul, Piraquara, Pitanga, Planalto, Ponta Grossa, Prudentópolis, Quarto Centenário, Quatro Barras, Quinta do Sol, Rancho Alegre do Oeste, Realeza, Reserva, Roncador, Salto do Lontra, Santa Izabel Do Oeste, Santa Lúcia, Santa Tereza do Oeste, Santa Terezinha do Itaipu, São José dos Pinhais, São Luiz do Purunã, São Miguel do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu, Terra Roxa, Tibagi, Três Barras do Paraná, Turvo e Ubiratã.
PEABIRU
Quem souber podia me dizer
Onde é que nosso ouro foi
Pau Brasil faz tempo que sumiu
Dessa terra tão abençoada
Que entrou em outra jogada
E hoje é tudo soja, milho e boi
Quem souber podia me dizer
Como é que eu faço pra pegar
A velha estrada do Peabiru
Que vem lá de Santa Catarina, Paraná
Araguaia acima, e atravessa a América do Sul
Na promessa de um Eldorado
Vinham almas aventureiras
Sempre a procurar horizontes
Venceram até cordilheiras, e o pacífico era azul
Quem souber podia me dizer
Onde é que a gente se meteu
Nessa imensa faixa de fronteira
Cujo o nome é terra de ninguém
Onde reina e manda qualquer um
Onde o rei pode ser um fora da lei
De onde é que veio esse som
Tá com jeito meio norte plano
Onde o povo segue celebrando
Sol, a Lua e tudo que é profano
No tango, charanga, viola e chamamé
Na promessa de um Eldorado
Vinham almas aventureiras
Sempre a procurar horizontes
Venceram até cordilheiras, e o pacífico era azul
Fotos: Rede Globo: Blog da Peabiru