Ratinho, Requião, pedágio e concessão
Os dois principais candidatos ao governo do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) e Roberto Requião (PT), divergem sobre o futuro do pedágio no estado, segundo matéria de Bruno Nomura, da Folha de S. Paulo.
“Enquanto o atual mandatário apoia um modelo de concessão já costurado em conjunto com o governo federal, o petista fala na criação de um “pedágio de manutenção” para custear serviços básicos. Outros candidatos defendem ajustes no projeto de licitação e o fim da cobrança nas estradas”, diz a reportagem, que lembra que Requião foi governador por três mandatos e em 2006 criou o bordão “o pedágio baixa ou acaba”, hoje ironizado por Ratinho Junior.
“Em sua defesa, o ex-governador tem declarado em entrevistas recentes que negou 42 vezes o reajuste das tarifas nas praças, mas que foi vítima de um complô arquitetado pelo Poder Judiciário, Ministérios Públicos Estadual e Federal e imprensa. Ao longo dos mandatos de Requião, as concessionárias driblaram a oposição imposta por sua gestão e garantiram reajustes por meio de ações na Justiça”.