Justiça derruba pesquisa de Alvaro Dias

Trabalho não trazia assinatura de estatístico registro no CRE

Uma pesquisa eleitoral do Ipespe sobre as intenções de voto para o Senado do Paraná, encomendada pelo partido Podemos do candidato Alvaro Dias, foi suspensa após decisão liminar do Tribunal Regional Eleitoral. A juíza auxiliar do TRE, Melissa de Azevedo Olivas, acatou ao argumento da ausência da assinatura de um profissional estatístico devidamente registrado no Conselho Regional de Estatística.

“A Resolução TSE é expressa ao exigir que o registro da pesquisa contenha o nome do estatístico responsável pela pesquisa, acompanhado de sua assinatura com certificação digital e o número de seu registro no Conselho Regional de Estatística competente”, afirma a juíza na decisão.

“Sem as devidas certificações e protocolos não podemos dar credibilidade a essas pesquisas. Considero que trata-se de um momento delicado, em que há um grande número de pesquisas que assolam o eleitor. É uma manobra que visa atingir eleitores que podem ser influenciados por resultados que podem não refletir a realidade ou que fazem um recorte específico para privilegiar determinados candidatos”, pontuou a candidata Aline Sleutjes, propositora do pedido judicial.

“Portanto, havendo plausibilidade do direito no que se refere à ausência de requisito essencial e diante da possibilidade de irreversibilidade dos efeitos causados pela divulgação de pesquisa que não corresponde à real intenção do eleitorado (perigo da demora), de rigor o deferimento da liminar pleiteada”, conclui a juíza no deferimento do pedido. (Ideal Comunicação)

Foto: Arquivo/TRE