Vereadores de Sarandi votam amanhã projeto que aumentará valor do IPTU
Nesta quarta-feira às 14h, em sessão extraordinária, vereadores de Sarandi votarão em segunda discussão o projeto de lei complementar que atualização de planta de valores genéricos, que vai alterar o valor do Imposto Predial e Territorial Urbano a ser lançado em 2023. Estima-se que o valor possa triplicar. O projeto, enviado pelo prefeito Walter Volpato (PSC), foi aprovado ontem em primeira discussão e foi aprovado por 9 votos; somente a vereadora Antonia Aguiar (PSD) votou contra.
“A Planta de Valores Genéricos é um instrumento essencial para que o Poder Público Municipal tenha condições de cobrar dos contribuintes o valor justo sobre a propriedade, devido ao ajuste do valor venal dos imóveis ao valor real de mercado, bem como influencia diretamente na arrecadação de tributos pela administração municipal e na implantação, implementação e desenvolvimento das políticas públicas custeadas por esses tributos”, o prefeito Volpato ao encaminhar o PLC no dia 29. “Desta forma, afim (sic) de atender as necessidades desta Municipalidade, bem como, afim (sic) de atender a recomendação imposta pelo Tribunal de Constas no Estado do Paraná”, acrescentou. Uma auditoria do TCE realizada na receita do município teria determinado a adequação da PVG.
Numa rede social, o ex-vereador André Luis Celestino Jardim, o Mineirinho (PSB), criticou o aumento no IPTU. “Há dois anos conseguimos derrubar este projeto”, contou, dizendo que o PLC foi colocado “na surdina” pelo Executivo para ser aprovado pelos vereadores. “Se os vereadores aprovarem a população de Sarandi terá que desembolsar mais dinheiro para o poder público”, escreveu Mineirinho.
Foto: Google View